1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

DESENVOLVIMENTO

Aeroporto de Toledo terá voos diários a partir do dia 4 de junho

O destino será o Aeroporto Internacional Afonso Pena de Curitiba

15/03/2018 - 09:24


A região Oeste deu um passo importante para o desenvolvimento econômico. O Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, de Toledo, começa a operar a partir do dia 4 de junho para o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova rota será operada pela Azul Linhas Aéreas que formalizou junto ao Governo do Estado nesta quarta-feira (14).

O prefeito Lúcio de Marchi reconheceu o esforço coletivo para que este momento acontecesse. “É um grande sonho que se torna realidade. Agradecemos a todos que se uniram para que de fato isto acontecesse. Esta infraestrutura favorece ainda mais o processo de crescimento da cidade. Nosso município é um atrativo, muitas empresas querem investir, mas tinham dificuldade por conta da aviação”, destacou o prefeito. Ele lembrou que a espera é desde 2011, quando os voos no município foram interrompidos.  Desde então representantes políticos, empresários e comunidade lutavam para o retorno dos voos.

Para o empresário Augusto Sperotto, a operação em Toledo traz a perspectiva de novos investimentos. Ele comenta que também uma redução no preço das passagens. “Em Foz, elas são caras porque tem um preço de cidade turística, em Cascavel por conta dos riscos de não pousar. Agora vamos estar em outro patamar, isto também favorece nossos executivos que perdem muito tempo nos aeroportos, é um transtorno. A população é quem ganha na praticidade, o passageiro compra a passagem com a garantia de pousar e decolar no horário programado sem fazer turismo forçado”.  

INCENTIVO

A Azul foi beneficiada pela lei estadual que oferece desconto no ICMS cobrado sobre o combustível (18%) a cada novo aeroporto atendido no Paraná. Para ampliar voos regionais, o Governo do Estado reduz o ICMS sobre a querosene de aviação em dois pontos percentuais a cada nova rota criada nos aeroportos do Paraná. O imposto sobre o combustível é de 18% e com mais esta formalização, a Azul vai pagar 14%, pois também começou a operar voos a partir de Ponta Grossa.

De acordo com o governador Beto Richa a nova rota faz parte do plano aeroviário do Estado, que busca ampliar o número de voos regulares em aeroportos regionais do Paraná. O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, comentou o plano aeroviário do Estado. “O transporte aeroviário facilita muito a atração de grandes empresas. Em Toledo, havia falta desta infraestrutura, que agora está sanada”, ressaltou.

VOOS DIÁRIOS – A última empresa a operar regularmente no aeroporto de Toledo foi a Sol Linhas Aéreas, com rotas para Umuarama e Curitiba entre agosto e outubro de 2011. Antes disso, a extinta Rio Sul, do grupo Varig, ligou Toledo a São Paulo e Curitiba por quase uma década em voos diários, até abandonar a aviação regional.

O aeroporto de Toledo teve 1.560 pousos e decolagem em 2017, uma média mensal de 130 movimentações. De acordo com a prefeitura, em janeiro de 2018 houve um aumento na frequência de voos, com 145 pousos e 149 decolagens.

CONVÊNIO – A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística está analisando um convênio com a prefeitura de Toledo para o recapeamento asfáltico da pista de pouso e decolagem e do pátio de manobras do aeroporto, que totalizam uma área de 56,3 mil metros quadrados.

O valor estimado pela prefeitura para a obra é de R$ 1,6 milhão. A justificativa para a intervenção é um relatório de inspeção aeroportuária feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 2016, que apontou fissuras na pavimentação, com crescimento de vegetação e formação de poças de água.

*Com informações da AE Notícias, SECOM Toledo e edição desta redação

 

Sem nome %281144 x 250 px%29