1144x150 %284%29

SAÚDE

Prefeitura, EBSERH e UFPR firmam parceria para abertura do Hospital Regional

O documento foi assinado nesta terça-feira (20) em Brasília.

21/03/2018 - 17:14


O município de Toledo, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) assinaram um protocolo de intenções para que o Hospital Regional (HR) seja incorporado à Universidade Federal do Paraná e, posteriormente, à Rede Ebserh. O documento foi assinado nesta terça-feira (20) em Brasília.

A partir da formalização, futuramente, o Hospital passará a receber recursos pelo Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF). A EBSERH, por meio de convênio, com a UFPR receberá a cessão de uso do prédio e dos equipamentos.

O custeio será principalmente do Ministério da Educação/MEC, mas também haverá participação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e do Município de Toledo.  “Essa parceria contribuirá para o avanço na área da saúde não apenas do município, mas de toda região oeste. Agradecemos a todos aqueles que estão envolvidos, se esforçando e empenhados para colocar em funcionamento o Hospital Regional”, disse o prefeito Lucio de Marchi.

“Trabalhamos muito e chegamos à possibilidade de uma concessão para que Toledo entrasse para essa rede de hospitais da EBSERH. Tenho certeza de que foi uma decisão acertada, pois Toledo é uma cidade muito importante para a região, como a Universidade”, ressaltou o ministro Ricardo Barros durante a cerimônia.

Funcionamento

A intenção é que Hospital, quando entrar em funcionamento atenda 18 municípios. Essa abertura se dará com 24 leitos de internamentos clínicos, 6 leitos de internamentos em saúde mental, 4 consultórios para consultas de especialidades médicas e centro de diagnóstico por imagem.

Em seguida, com a gestão da EBSERH, o Hospital terá abertura completa dos 60 leitos de internamentos clínicos, cirúrgicos e de saúde mental, do Pronto-Socorro, dos 10 leitos de UTI e do Centro Cirúrgico. Antes, o município realizará algumas intervenções na estrutura física. 

Com apoio da Faculdade de Medicina e gestão da EBSERH, o hospital servirá como campo de prática para realização de atividades de ensino, pesquisa e extensão, de ensino-aprendizagem e formação de pessoas no campo da saúde pública, bem como prestação da assistência à população no âmbito do SUS.

Sem nome %281144 x 250 px%29