1144x150 %284%29

CULTURA

Crianças resgatam costume familiar da comunidade no programa Cooperativa Mirim

Decorar ovos de Páscoa é um costume trazido pelos migrantes alemães, italianos e ucranianos

11/04/2018 - 11:44


A Cooperativa Mirim Cooperduque, do distrito de Concórdia do Oeste – PR, investiu em resgatar um costume familiar da comunidade durante o período da Páscoa: o ovo de amendoim doce.

Introduzido no Brasil por imigrantes alemães, italianos e ucranianos, a prática de decorar ovos e recheá-los com amendoim doce, bastante comum no interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, foi este ano um dos objetos de aprendizagem da Cooperativa Mirim. Elaborado por meio de oficinas, o produto teve boa aceitação da comunidade e rapidamente obteve pedidos que atingiram o limite da capacidade de produção da cooperativa.

Além de promover o resgate cultural, os integrantes da Cooperduque tiveram a oportunidade de vivenciar vários conceitos relacionados ao empreendedorismo, além de atividades voltadas a responsabilidade, senso de liderança, espírito de equipe, planejamento e organização.

Fundada em novembro de 2016, com o apoio do Sicoob Meridional e assessoria do Instituto Sicoob, a Cooperduque é composta por estudantes da Escola Municipal Duque de Caxias e Escola Estadual do Campo de Nova Concórdia. O programa Cooperativa Mirim incentiva, prepara e apoia a formação de cooperativas em escolas e outras instituições que atendam crianças e adolescentes. Por meio da vivência prática, são dirigidas pelos próprios alunos que têm a oportunidade de desenvolver competências, hábitos e atitudes alinhados aos princípios do cooperativismo.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29