1144x150 %284%29

SAÚDE

Ceapac do HUOP inicia grupo de apoio familiar a pessoas com anomalias craniofaciais

Os familiares e pacientes em tratamento terão a oportunidade de compartilhar histórias e experiências com outros pais na mesma situação;

12/04/2018 - 14:46


O Centro de Atenção e Pesquisa em Anomalias Crânio Faciais (Ceapac) do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) está desenvolvendo um projeto de assistência às famílias dos pacientes atendidos.

O projeto prevê encontros mensais, que acontecerão sempre na primeira quinta-feira do mês. Nas reuniões, os familiares e pacientes em tratamento terão a oportunidade de compartilhar histórias e experiências, com outros pais que têm filhos recém-nascidos com anomalias e estão começando o tratamento.

Segundo a Assistente Social, Aline Fernanda Marques, que coordena o projeto, os objetivos centrais do grupo, são: acolher famílias que estão passando por dificuldades por conta de um familiar que tenha anomalia crânio facial, buscar incentivar trocas de experiências, abrir um espaço de compartilhamento, promover a reconexão das mães com seu mundo emocional e ajudar as famílias a trabalhar sua autoestima. “Muitas vezes o preconceito está em casa e as crianças ficam isoladas do convívio familiar, tornando ainda mais difícil a auto aceitação”, conclui Aline.

A psicóloga do Ceapac, Joana D’arc Simão, explica que é comum um período inicial de choque, depois tristeza ou ansiedade, para que em seguida e gradualmente aconteça a reorganização emocional dos pais e familiares. Por este motivo grupos de apoio como esse se tornam muito importantes. “Quando o bebê com Anomalia Facial nasce, os pais perdem o chão, achando que não vão dar conta. Conversando com essas mães que já têm experiência, elas vão percebendo que isso é possível e que elas vão dar conta”, finaliza.

Joice Caroline Pins é mãe de uma criança com anomalia crânio fácil e há 10 anos convive diretamente com as dificuldades do tratamento. “Só quem vivência mesmo sabe a importância dessa união, de poder dizer às mães que estão chegando agora que está tudo bem, elas não estão sozinhas”. Joice afirma ainda, que ao longo desses anos nunca tinha participado de um projeto como esse. Para ela, o Ceapac em Cascavel foi uma conquista para todos os pacientes, que antes precisavam se deslocar para outras cidades em busca do tratamento.

O Ceapac

O Centro de atenção e pesquisa em anomalias crânio faciais - Ceapac, realiza cerca de 250 atendimentos por mês. A especialidade do centro é atender pacientes com fissura labiopalatal e outras deformidades craniofaciais. Normalmente os casos de anomalias craniofaciais são identificados ainda na gravidez, porém, ainda há muitas mães que descobrem a deficiência apenas quando o bebê nasce, e, assim que descoberta, procuram o Huop para o tratamento.

Desde sua implantação, em 2013, o Ceapac já realizou 14 mil atendimentos e conta com uma equipe multidisciplinar com profissionais da área da Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fonoaudiologia, Genética, Odontologia, Nutrição e Serviço Social, além de contar com seis docentes e residentes atuando na cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Sem nome %281144 x 250 px%29