1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Unioeste estreita relações com Universidade Nacional de Assunção

A Rede Zicosur objetiva inserir seus integrantes no contexto da cooperação internacional, desenvolvendo o intercâmbio econômico, social e cultural.

18/04/2018 - 16:54


O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), professor Pery Francisco Assis Shikida, participou de uma mesa sobre experiências acadêmicas de graduação, pós-graduação e pesquisa no âmbito Brasil-Paraguai, a convite do professor Luis Guillermo Maldonado Chamorro, decano da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Assunção (UNA).

O assessor também aproveitou a visita para discutir as relações internacionais entre estas duas universidades, com vistas à participação da Unioeste na plenária da Rede Zicosur Universitária (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul), que será realizada nos dias 3 e 4 de maio de 2018, em Assunção (Paraguai), tendo a UNA como anfitriã. A Rede Zicosur objetiva inserir seus integrantes no contexto da cooperação internacional, desenvolvendo o intercâmbio econômico, social e cultural.

O assessor e professor Shikida também apresentou uma conferência internacional intitulada "Desafios da agricultura brasileira no século XXI: quo vadis?, na Faculdade de Ciências Agrárias. Para ele, “estreitar os laços com as universidades estrangeiras fronteiriças é uma ação que devemos intensificar cada vez mais, sobretudo pelo fato de estarmos situados em uma importante zona de tríplice fronteira”.

O professor explica que, atualmente, o Paraguai possui aproximadamente 300 doutores que necessitam qualificar seus recursos humanos e que a Unioeste pode contribuir com esta qualificação ao integrar atividades tais como mobilidade acadêmica, colaboração em pesquisa, projetos internacionais de desenvolvimento, aspectos curriculares comuns e outras políticas e estratégias de internacionalização. “Também é responsabilidade nossa o apoio e solidariedade no que tange o desenvolvimento acadêmico das nações vizinhas, especialmente a paraguaia”, finaliza.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29