1144x150 %284%29

AMBIENTE

Unioeste promove ações no Dia Mundial Da Migração De Peixes

O objetivo é sensibilizar as crianças (6 a 7 anos de idade) sobre a importância da conservação das espécies de peixes migradores do rio Paraná.

18/04/2018 - 17:32


Em comemoração ao Dia Mundial da Migração de Peixes, o Grupo de Pesquisa em Tecnologia em Ecohidráulica e Conservação de Recursos Pesqueiros e Hídricos (GETECH), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Toledo, promoverá, no dia 20, jogos educacionais com os alunos da Escola Ecológica Municipal Professor Ari Arcássio Gossler.

O objetivo é sensibilizar as crianças (6 a 7 anos de idade) sobre a importância da conservação das espécies de peixes migradores do rio Paraná. O evento será realizado no Laboratório de Ecohidráulica e Hidrobiologia (Latech) do Instituto de Pesquisas em Aquicultura Ambiental da Unioeste Toledo, das 14 às 17 horas, e compreenderá um vídeo curto para as crianças, seguido de atividades lúdicas como jogos e pinturas.

Ao final das atividades, as crianças poderão interagir e observar como são realizadas as pesquisas sobre migração de peixes no canal experimetal – flume, no LATECH, sob a supervisão de seus professores da Escola Ecológica e Unioeste, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Como resultado, é esperado pelos organizadores que as crianças compreendam o valor ecológico e social dos peixes migradores.

Dia Mundial Da Migração De Peixes

O Dia Mundial da Migração dos Peixes (WFMD), coordenado pela Fundação Mundial de Migração de Peixes (World Fish Migration Foundation), é uma comemoração global de um dia para conscientizar sobre a importância dos rios e peixes migradores.

Muitas espécies de peixes migradores estão severamente ameaçadas. As principais causas são obstáculos criados pelo homem, como as barragens de hidrelétricas, que interrompem o fluxo natural dos rios e impedem a migração de peixes. Muitos peixes precisam migrar para reproduzir, alimentar e completar seus ciclos de vida. Os peixes migradores constituem um elo crucial na cadeia alimentar e desempenham um papel importante em sistemas fluviais saudáveis e produtivos. Além disso, eles fornecem um importante suprimento de alimento e meio de subsistência para milhões de pessoas em todo o mundo.

No Dia Mundial da Migração dos Peixes, instituições de todo o mundo organizam seu próprio evento em torno do tema comum: CONECTANDO PEIXES, RIOS E PESSOAS.

Este ano o Dia Mundial da Migração dos Peixes será realizado de 16 a 21 de abril. Mais de 500 eventos acontecerão ao redor do mundo, incluindo 62 países.

Sem nome %281144 x 250 px%29