Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

CMEIs comemoram Dia Nacional da Literatura Infantil

Após ouvirem as histórias, as crianças conheceram o “Senhor Alfabeto” e o seu filhote “Vogal”, mascotes do Projeto de Literatura.

19/04/2018 - 15:22


No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional da Literatura Infantil. Para lembrar a data, escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs) promoveram atividades com os alunos. No Cmei Pingo de Gente, no Jardim Porto Alegre, foi realizada uma programação que incluía contação de histórias e pintura facial promovida por jovens do Centro da Juventude do Europa/América, divulgação da mascote do Projeto de Literatura e um lanche especial patrocinado pelos pais do Maternal II.

Após ouvirem as histórias, as crianças conheceram o “Senhor Alfabeto” e o seu filhote “Vogal”, mascotes do Projeto de Literatura. A diretora do Cmei, Maria Rosalina dos Santos Petri explicou que a proposta é incentivar grandes viajantes nas histórias, desenvolvendo e proporcionando diariamente o contato com os livros de literatura infantil, sempre respeitando a faixa etária das crianças.

O Projeto

“Dentro do Projeto de Literatura do Maternal II, vamos criar um livro de literatura com a família. A mascote ficará três dias na casa de cada família. Eles descrevem a experiência de como foi essa visita. Eles relatam e nos trazem para que possamos juntar todas as histórias e montar um livro único no final do ano, o qual todas as crianças do Cmei terão acesso”, explica a diretora.

Ela conta como foi o envolvimento com os pais. “Nós fizemos uma reunião com todas as turmas e começamos incentivando a compra de uma mochila exclusiva, para que a criança possa em cada semana levar um livro para casa. A família tem que contar essa história e depois relatar para a escola como a criança reagiu”.

Segundo a diretora, os pais têm participado e feito toda a diferença. “Nós iniciamos o projeto em 2016 e percebemos que a cada ano eles têm mais interesse pela leitura. Esse ano criamos a estratégia da mochila para motivar ainda mais”.

Dia Nacional da Leitura Infantil

A data teve uma importância diferenciada, pois foi a estratégia utilizada para o Cmei apresentar o “Senhor Alfabeto”. Maria Rosalina disse que “nessa festa mostramos que através da leitura é que vamos para o mundo imaginário. Nós apresentamos para as crianças, por meio da literatura infantil, aquilo que vamos vivenciar durante toda a vida”.

O Cmei Pingo de Gente atende hoje 86 crianças de zero a três anos de idade. 

Envolvimento dos pais

A mãe da Isabelly, Mayara Kroth, foi uma das que acompanhou a programação do dia e destacou a importância da atividade. “Eu acho fundamental, muitas vezes esquecemos disso em casa. Nota 10 para as professoras, elas sempre se dedicam o ano inteiro, eu só tenho a agradecer. Elas se preocupam bastante com as crianças e sempre tem projetos bacanas que elas adoram. O incentivo à leitura é superimportante. Nós ainda não recebemos a visita da mascote, mas com certeza vamos participar da atividade”, garantiu a mãe.

O diretor do Departamento de Administração e Educação Infantil da Secretaria de Educação, Edmilson Augusto de Moraes, disse que todos os Centros de Educação Infantil atuam fortemente com a literatura infantil, cada uma com sua forma particular.

“Hoje, numa cultura de não leitores, essa atividade tem uma grande importância, pois apresenta a realidade de uma maneira mágica. Talvez eles não conseguiriam interpretar muitas situações importantes se não fosse desta forma. Essa atividade também é uma maneira de envolver as famílias para que participem das programações do CMEI”, salientou Edmilson.

Sem nome %281144 x 250 px%29