1144x150 %284%29

SAÚDE

Mais de 33 mil pessoas devem ser imunizadas em Toledo

Campanha de Vacinação começou nesta segunda-feira e vai até 1º de junho

23/04/2018 - 12:04


Começou nesta segunda-feira (23) em Toledo a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses a quatro anos, trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para que seja imunizado.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleonice Sartori, diz que a meta deste ano é vacinar 33.600 pessoas. “É importante que todos levem o cartão de vacinação ou um documento com foto”, explica. Ela ainda ressalta que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Mini Hospital não realizam o procedimento. “É importante que as pessoas saibam disso para que procurem pela imunização nos locais certos”.

Pessoas com doenças crônicas também devem receber a dose. “Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica que justificam a vacinação. Já os que estão cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde em que estão registrados para receber a vacina sem a necessidade da prescrição”, comenta.

Dia D

Assim como em todo o Brasil, o chamado Dia D de mobilização nacional deve ocorrer em 12 de maio. A data é uma intensificação das vacinas exclusivas para os grupos prioritários. A dose protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. “A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos”, informou a enfermeira.

Sem nome %281144 x 250 px%29