Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Unioeste realiza palestra sobre a Revolução dos Cravos

A palestra conta com o apoio e promoção do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste, ambos do Campus de Cascavel.

24/04/2018 - 14:36


No dia 25 de abril de 2018, completam-se 44 anos da Revolução dos Cravos, movimento militar e popular que levou a queda da ditadura portuguesa (1926-1974) e período em que foram realizadas diversas reformas políticas, sociais, econômicas e culturais, transformando drasticamente a situação de penúria em que vivia a maioria da população de Portugal.

Para relembrar esta data, o Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Cascavel, realizará uma palestra intitulada “44 anos da Revolução dos Cravos em Portugal: 25 de abril sempre!”, na próxima quarta-feira (25), às 19h20, no mini auditório 2.

A palestra será ministrada pelo professor Alexandre Fiuza, que realizou pesquisas em Portugal, tanto em seu doutorado, quanto em pesquisas posteriores sobre a censura e a repressão aos músicos portugueses. O palestrante abordará tanto como era o país durante a ditadura, quanto as transformações que sofreu após a Revolução, focando em dois eixos que marcaram a ditadura: a censura e a repressão.

O evento contará também com uma apresentação musical da cantora Sil Vaillões com o músico Nilo do Canto, ambos artistas que atuam também na docência. Serão interpretadas canções portuguesas e brasileiras que fazem menção ao contexto português para rememorar o papel central das canções na resistência política durante a Revolução dos Cravos e a ditadura.

A palestra conta com o apoio e promoção do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unioeste, ambos do Campus de Cascavel.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local. Serão fornecidos posteriormente certificados de participação pelo Mestrado em Educação, com carga horária de 4 horas-aula.

Sem nome %281144 x 250 px%29