1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Últimos dias: Saúde convoca população alvo para se vacinar contra a gripe

A campanha de vacinação termina em 1º de junho

23/05/2018 - 15:50


Quem pertence aos grupos prioritários e ainda não se vacinou contra a gripe precisa estar atenta ao prazo e ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. A Campanha de Vacinação termina em 1º de junho. Devem tomar as doses crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir dos 60 anos; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas e portadores de doenças crônicas que devem apresentar receituário médico com justificativa.

Conforme os dados da Vigilância Epidemiológica, de 33 mil doses a serem aplicados nos grupos prioritários até a manhã desta terça-feira (22) 20.952 foram feitas, o que corresponde a 65% do público alvo.  Os públicos com baixa cobertura vacinal são as crianças com 41% e gestantes 47% e puérperas 47%. Em seguida professores com 61%, trabalhadores de saúde 76% e idosos com 81% de cobertura.

“Falta menos de 10 dias e não sabemos se haverá prorrogação da Campanha, pois não temos posição do Ministério da Saúde se ação continua. Outra questão, é a chegada da frente fria que tivemos nesta semana. Isto é mais um motivo de alerta, em especial as crianças, idosos e as pessoas que tenham algum tipo de doença crônica e estão mais suscetíveis à gripe”, alerta a enfermeira Cleonice Sarturi.

Vamos vacinar as crianças!

A enfermeira Rosana Cerbarro explica que muitas pessoas que são o público alvo não tomaram vacina e estão gripadas, em especial, as crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).  “Os pais precisam estar atentos a saúde dos filhos, o vírus se dissemina com muita facilidade e aumenta a resistência no frio. Essa faixa etária precisa receber a dose”.

Cuidados

Além da vacinação, outra recomendação importante é a higiene, como a lavar frequentemente as mãos, manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações de pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Sem nome %281144 x 250 px%29