Img 3650

CULTURA

Toledo recebe um dos mais influentes grafiteiros do país

O evento “AcorDar Too” é um projeto que visa dar cor aos espaços públicos e urbanos e acontece no Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa/América

30/05/2018 - 09:30


O Centro da Juventude (CJU) Márcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa/América, será palco na próxima semana de uma intervenção de arte urbana. “AcorDar Too” é um projeto que visa dar cor aos espaços públicos e urbanos. As atividades acontecem a partir de quarta-feira (30) e seguem durante todo o final de semana até o dia 02 de junho.

O grafiteiro curitibano Michael Davis, um dos mais influentes do Brasil, juntamente com o Coordenador da Central Única de Favelas (CUFA) de Toledo, Isaac de Souza, serão responsáveis pela primeira ação na quarta-feira (30), ambos farão o mural “Expressões da Vida” no próprio CJU.

“A intenção é mostrar para o jovem que um mural público pode projetar ele para o mundo. Assim como aconteceu comigo, quando pintei a fachada do CEU das Artes e a partir daí abriram as portas para trabalhos em todo o Brasil, queremos incentivá-los para que despertem o protagonismo juvenil. Não precisa ser pela arte do grafite, pode ser pelas diversas atividades existentes dentro do CJU”, explica Isaac de Souza.

Na quinta-feira (31) os artistas estarão finalizando o mural de aproximadamente 45 metros quadrados. Nesse momento a comunidade poderá interagir com os grafiteiros, que estarão disponíveis para explicar sobre suas técnicas e materiais utilizados.

Já na sexta-feira, Michael Davis fará uma Oficina de grafite para jovens entre 12 e 29 anos que fizerem suas inscrições de forma gratuita no Centro da Juventude do Europa/América. Foram disponibilizadas 30 vagas para a ação. A oficina é oferecida pela Paris 68, fabricante de spray, a qual está patrocinando o evento. Além das despesas de locomoção do artista, também disponibilizou 90 latas de tinta para que os jovens possam fazer suas próprias intervenções.

Programação

A oficina acontece das 9h às 11h30 diretamente no espaço em que os jovens poderão exercitar sua criatividade. A Crew Costa Oeste (grupo de amigos grafiteiros) também fará um mural ao lado do Expressões da Vida. “A ideia é interagir com a comunidade e mostrar a linguagem do jovem, já que o espaço é da juventude”, acrescenta Isaac.

“Com essa ação, queremos que o jovem ocupe o seu espaço dentro do Centro da Juventude. Cada vez mais eles precisam ser protagonistas, não só para praticar as atividades, mas também para definir o seu papel na sociedade e expressar suas ideias e anseios”, afirmou o Diretor de Apoio a Juventude, Jairo Cerbarro.

Na tarde de sexta-feira (01) continuam as atividades de confecção do mural, tanto pela Crew, quanto pelos oficineiros. “O grafite é um dos elementos do Hip Hop, então, também convidamos todos deste meio para acompanhar e fortalecer a cultura”, lembra Isaac.

Até as 18h de sábado mais de 150 metros quadrados de pura criatividade deverão ser finalizados. São paredes que serão revitalizadas e passarão a expressar de forma atualizada o pensamento e a reflexão dos ocupantes desses espaços e da comunidade.

“Essa é uma oportunidade rara para que os jovens locais acompanhem de perto os trabalhos desse grande artista o Michael Davis. Ele já rodou o mundo e atualmente é o maior produtor da cena de grafite do Brasil. Ele assina várias marcas famosas como O Rappa, Jhonny Size e o mais recente, o Madero. O seu trabalho está presente em 13 países e 16 estados brasileiros. Isso é só um pouco do histórico dele, além de ser um grande conhecido pessoal que tem mente aberta e com certeza vai contagiar e compartilhar muito conhecimento com a galera. Ele me ajudou a ter um objetivo e um projeto de vida e fará o mesmo aqui”, finaliza Isaac.

O grafiteiro toledano iniciou suas atividades com grafite no CEU das Artes em 2013 e desde então já participou de eventos nacionais e internacionais. Também assinou marcas famosas, como o Facebook, BRF e Favela Holding. Ele deu início ao projeto AcorDar em 2014 com o objetivo de discutir e fomentar a arte em cidades do interior, tornando-a mais acessível para jovens que não tinham nenhum tipo de contato com a mesma.

Sem nome %281144 x 250 px%29