1144x150 %284%29

INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

PTI promove capacitação para profissionais em segurança de barragens

Inscrições para o curso semipresencial seguem até o dia 31 de julho.

11/06/2018 - 14:50


Profissionais capacitados e atentos a alguns fatores cruciais, como o manejo de instrumentos, observação e domínio do comportamento da estrutura, são peças-chave para garantir a conservação das barragens. O curso de Instrumentação e Auscultação de Barragens, ofertado pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), tem como objetivo preparar esses profissionais e está com inscrições abertas até o dia 31 de julho.

A formação é semipresencial e organizada pelo PTI, em parceria com a Itaipu Binacional, por meio do Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb).  O conteúdo vai do uso dos instrumentos para o acompanhamento das estruturas de concreto e fundação, ao domínio do comportamento da barragem para controlar suas condições de segurança – atividade conhecida como auscultação.

De acordo com a gerente do Centro, Alexandra da Silva, o curso proporciona uma compreensão em relação ao monitoramento e a interpretação de dados fornecidos pela instrumentação, aplicados no controle de segurança de barragens. A gestora ressalta ainda que os participantes poderão ver de perto o funcionamento desses instrumentos durante uma visita técnica à usina de Itaipu, inclusa no roteiro do curso.

Estão disponíveis 30 vagas. As inscrições podem ser feitas online (www.thefullclass.com/#/cursos) até o dia 31 de julho. O conteúdo é disponibilizado em ambiente virtual e as aulas presenciais são ministradas por profissionais da área. O valor do curso é de R$2.600,00, incluindo material, almoço, coffee break, e uma visita técnica.

As aulas a distância têm início no dia 10 de setembro, com encontros presenciais marcados para os dias 24, 25 e 26 de setembro, totalizando uma carga horária de 40 horas. Ao fim do curso, pelo ambiente virtual, o aluno poderá emitir seu certificado de participação.

Sem nome %281144 x 250 px%29