Img 3650

TOLEDO

Propostas da LDO para 2019 são apresentadas em audiência pública

Além da comunidade, vereadores e representantes do Observatório Social de Toledo (OST) participaram e fizeram sugestões. 

11/06/2018 - 16:49


A secretária de Planejamento Estratégico, Maísa Fazzolari, realizou a exposição das propostas apresentadas pela Administração para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2019. A exposição aconteceu durante Audiência Pública realizada na noite da última sexta-feira (08) no Auditório Acary de Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo. Além da comunidade, vereadores e representantes do Observatório Social de Toledo (OST) participaram e fizeram sugestões. 

O ato cumpre com a Constituição Federal, a Lei Orgânica do Município e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Na ocasião, o público presente pode esclarecer dúvidas sobre alguns setores e secretarias, e também teve a oportunidade de apresentar suas próprias propostas para a composição da Lei para 2019.

A secretária explicou que a LDO é o elo entre o Plano Pluri Anual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). “A principal função é selecionar, dentre as ações previstas no PPA, aquelas que terão prioridade na execução do orçamento do ano seguinte. O PPA serve para planejar, a LDO para orientar e a LOA para executar”, explicou.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias define: a estrutura e a organização dos orçamentos; as diretrizes gerais para a elaboração e execução dos orçamentos do Município; as disposições sobre alterações na legislação tributária; as disposições relativas às despesas do Município com pessoal, encargos sociais e serviços com terceiros; as ações e metas da administração; e o anexo de metas fiscais e o anexo de risco social.

As ações e metas elaboradas pela administração foram extraídas do Plano Plurianual, que contém as propostas de toda sociedade organizada do município (associações de moradores, grupos de idosos, sindicatos, associações de pais e mestres, clubes de serviços, conselhos entre tantos outros.

Sem nome %281144 x 250 px%29