Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESTÉTICA

Uma cirurgia plástica segura e de sucesso começa na escolha do profissional

Uma conversa sincera com o cirurgião plástico e mudanças de hábitos na alimentação e estilo de vida são fundamentais para diminuir os riscos de um procedimento cirúrgico

12/06/2018 - 09:35


É inegável o fato de que as cirurgias plásticas têm evoluído constantemente ao longo dos anos. No entanto, como em qualquer procedimento médico, por mínimo que seja, existem riscos. Fazer perguntas e sanar dúvidas em uma conversa sincera com o cirurgião plástico é fundamental para que o paciente se sinta seguro e o profissional possa realizar com rigor a avaliação pré-operatória.

Para o paciente o processo inicia já na escolha do cirurgião plástico, que deve ser certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Isso significa que o médico é habilitado para realizar todo tipo de cirurgia plástica e que tem um ambiente credenciado e autorizado pela Vigilância Sanitária, além de uma equipe qualificada, conforme o código de ética da área.     

Detalhar os riscos relacionados ao procedimento é uma das obrigações do cirurgião. “Para informar que está ciente do procedimento a ser submetido, é necessário que a paciente assine um termo de consentimento por escrito. Por isso, é importante que esclareça todas as dúvidas e não tenha vergonha de fazer perguntas, sejam relacionadas à emoção, entusiasmo ou até mesmo pelo estresse e ansiedade antes da operação”, explica o cirurgião plástico e membro da SBCP, Tiago André Ribeiro.

Ele destaca a importância da consulta pré-operatória. “É o momento em que se faz o histórico médico da paciente através de exames. Todos os exames indicados devem ser feitos. Os cuidados dobram ainda mais para os pacientes que possuem alguma doença crônica, como diabetes, ou que sejam fumantes. Uma boa preparação implica em diminuir significativamente possíveis complicações cirúrgicas”, comenta Dr. Tiago André Ribeiro.

Mudanças de hábitos - Dentre as solicitações médicas é comum que o cirurgião peça ao paciente para evitar tomar aspirinas, medicamentos naturais ou anti-inflamatórios, caso necessário. Uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos também são essenciais para o sucesso de uma cirurgia plástica. “Uma dieta rica em nutrientes necessários contribui com a cicatrização pós-operatória, enquanto as atividades físicas fortalecem o condicionamento e a musculatura corpórea”.

Acompanhamento - Tiago André Ribeiro ainda alerta que a relação do paciente com o médico não acaba depois da cirurgia. “Ainda que os resultados dos procedimentos plásticos sejam positivos, é importante que sejam realizadas visitas regulares ao cirurgião, pois o passar dos anos pode trazer alguma mudança na região operada”, conclui o cirurgião plástico.

Sobre Tiago Ribeiro

Cirurgião Plástico especialista pelo Hospital Santa Marcelina, de São Paulo, Tiago André Ribeiro é graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Atende nas cidades de: Toledo e Marechal Cândido Rondon, no Paraná. Mais informações no site: www.clinicatiagoribeiro.com.br.

Sem nome %281144 x 250 px%29