Casa de not%c3%adcias 1144x150

LITERATURA

Autores brasileiros recebem homenagens durante apresentação na FAG Toledo

A ação teve como objetivo apresentar uma proposta dinâmica de ensino de literatura na educação básica

14/06/2018 - 08:31


Muitos ensaios, pesquisa e dedicação por parte das acadêmicas do 5º Período de Pedagogia da FAG Toledo resultaram em uma emocionante apresentação, realizada esta semana no Ginásio de Esportes da instituição. Um dos homenageados foi Ariano Suassuna, autor paraibano criador de pérolas como “O Auto da Compadecida”.

Orientadas pelo professor Ney Arboleya, as alunas trabalharam dentro da temática da Semana Acadêmica do curso, que neste ano tem como foco a formação de leitores. “No Brasil existem muitos autores, mas poucos são conhecidos. Para fazer a atividade criamos a ideia de fazer uma viagem literária mostrando um pouquinho dos autores de cada região do Brasil. A partir daí nós incluímos a questão das músicas e de lendas relacionadas com as regiões homenageadas. O resultado ficou muito bonito”, explica.

No Sul o foco das homenagens foram os autores paranaenses. A poesita Helena Kolody, nascida em Cruz Machado e o autor curitibano Paulo Leminski tiveram alguns de seus mais importantes trabalhos declamados pelas estudantes.

Para o professor Ney o trabalho é uma espécie de proposta aos profissionais da pedagogia. “Se formos trabalhar com a literatura, podemos ir além e puxar as questões culturais, folclóricas e a música para o momento da aula. Desta forma teremos alunos mais interessados ao conteúdo, uma aula mais produtiva e também é uma maneira de incentivar o hábito da leitura”, finaliza.

Sem nome %281144 x 250 px%29