1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EMPREGO

Centro da juventude abre portas para primeiro emprego

São adolescentes de 14 a 17 anos que estão sendo contemplados com o projeto.

14/06/2018 - 16:42


O Primeiro Emprego é sempre um desafio. Alguns jovens vão atrás do primeiro trabalho no intuito de ajudar sua família com a renda. Para outros, é ter a oportunidade de mudar sua vida. Ter responsabilidade e independência financeira. Além disso, o primeiro passo para essa transformação é carregado de vários sentimentos. O medo, a ansiedade, falta de experiência e outros motivos que deixam qualquer um de ‘cabelo em pé’, fazem parte dessa etapa da vida de quem está procurando uma ocupação no mercado de trabalho.

Para ajudar o jovem a traçar a estratégia para conseguir uma primeira vaga, a Prefeitura de Toledo por meio da Secretaria da Juventude, está realizando desde o mês de abril o curso: Primeiro Emprego. O objetivo do projeto é preparar e fazer a inserção destes jovens em sua primeira contratação trabalhista. As atividades são realizadas nos Centros da Juventude (CEJU’s) do município, no Jardim Europa e Jardim Coopagro em parceria com o curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). São adolescentes de 14 a 17 anos que estão sendo contemplados com o projeto.

O Centro da Juventude - Marcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa, está sendo sala de aula nessa primeira etapa do projeto, que após a finalização em julho, será transferido para o Centro da Juventude -  Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro, a partir do dia 4 de agosto. O cronograma do curso é bem variado e conta com oficinas de elaboração de currículo, liderança e trabalho em equipe, oratória, entrevista, rotinas secretariais, informática, inglês, atividades administrativas, empreendedorismo, postura e ética, comunicação empresarial. Vale destacar que o mesmo conteúdo é aplicado nos dois CEJU’s.

Segundo o coordenador do CEJU, Valtair Alves de Moura, está sendo muito boa a participação dos jovens no curso. De acordo com ele, iniciaram 25 alunos e até o momento 20 estão fazendo parte do projeto. Sendo que dois alunos já conseguiram emprego como menor aprendiz. “É um comprometimento enorme que o pessoal da Unioeste está tendo com os alunos aqui do Centro. Bastante interessados, um público bem específico, que está pensando no futuro”, finalizou. Valtair ainda ressaltou que faltas e desistências são bem poucas.

Daniele Fernanda da Silva tem 14 anos, e já sabe o que deseja após finalizar o curso. “Estou muito feliz com esta iniciativa. É um investimento que estou fazendo no meu futuro. A partir disso, já estou pensando em fazer o currículo para entregar em empresas onde posso ser efetivada como menor aprendiz”, destacou.

Como realizar a inscrição

Conheça o Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa, e faça sua matrícula. Diversas atividades esportivas e culturais estão à disposição. Mais Informações pelo telefone (0xx45) 3378-5911. Ou no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel pelo telefone (0xx45) 3378-6330.

Sem nome %281144 x 250 px%29