1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CIDADANIA

Certi Pioneiro promove palestras em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa

Segundo dados do instituto do Instituto Alzheimer 360, foram registradas 32.632 denúncias de violência contra pessoas idosas no último ano.

14/06/2018 - 17:32


Nesta sexta-feira (15) é comemorado o Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa, e para celebrar a data o Centro da Revitalização da Terceira Idade (Certi), da Vila Pioneiro, realizou duas palestras na manhã desta quinta-feira (14), que abordaram a Prevenção de Quedas em Idosos e Controle da Pressão Arterial.

Segundo dados do instituto do Instituto Alzheimer 360, foram registradas 32.632 denúncias de violência contra pessoas idosas no último ano. Os dados apontam que de 5 a 10% dos idosos de todo o planeta sofrem algum tipo de violência. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população idosa irá triplicar no Brasil até o ano de 2050, também foram apontados nesses dados que para cada dois jovens de 15 anos existe um idoso acima dos 60 anos.

Toda essa estatística  mostra a importância dos cuidados com a pessoa idosa e Toledo é uma das cidades mais ativas nesse sentido, possuindo dois CERTIS, no Jardim Coopagro e Vila Pioneiro que realizam várias atividades que visam o cuidado da pessoa idosa.  Os Certis funcionam ligados a Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família.

De acordo com o coordenador do Certi da Vila Pioneiro, João Bazei, as atividades e palestras alusivas ao dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa vem para levar um pouco de conhecimento aos idosos quanto aos cuidados a sua saúde. As palestras contaram com a participação de aproximadamente 200 idosos.

“Nas atividades diárias são abordadas dicas para os idosos sobre os principais cuidados que eles devem ter quanto a sua saúde. Isso é fundamental para sanar inúmeras dúvidas que eles possuem no dia a dia” destacou.

A secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso, destacou a importância das duas palestras para os idosos. “São temas muito pertinentes, pois são vários os problemas enfrentados com o controle da pressão arterial e também o que uma queda de um idoso pode causar. Falando especificamente da questão das quedas o mais importante é criar um ambiente acessível para os idosos, principalmente cuidando com os degraus e iluminação”, comentou Marisa.

Cair pode até ser normal nas primeiras fases da vida, mas quando chega a certa idade isso pode ser muito perigoso. As frequentes quedas que acontecem com os idosos podem inclusive levar à morte. Elas somam aproximadamente 70% das causas de morte acidental entre idosos.

A primeira palestra sobre a Prevenção de Quedas em Idosos foi ministrada por Lídia Köhler, fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. A segunda palestra sobre o Controle da Pressão Arterial foi ministrada pelo médico da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti.

Sem nome %281144 x 250 px%29