Img 3650

CIDADANIA

Toledo atua com políticas de valorização, atendimento e proteção à pessoa idosa

Dentre elas estão a violência: Psicológica, física, sexual, econômica-financeira ou patrimonial, autoagressão, autonegligência, abandono, entre outros.

15/06/2018 - 16:31


O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado no dia 15 de Junho. O principal objetivo é mostrar a sociedade que deve existir uma sensibilidade para o combate à violência contra o idoso. Consideramos idosa, a pessoa a partir de 60 anos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem diversos tipos de violência contra a pessoa idosa. Sejam elas, ações ou omissões cometidas uma ou muitas vezes, prejudicando a integridade física e emocional, causando problemas em seu papel social. Dentre elas estão a violência: Psicológica, física, sexual, econômica-financeira ou patrimonial, autoagressão, autonegligência, abandono, entre outros.

Toledo contra a Violência a Pessoa Idosa

Um dos objetivos deste dia é mostrar a sociedade que esse tipo de violência não deve ser tratado como algo normal, do dia a dia. Visando proporcionar uma explicação ampla a sociedade sobre o tema, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) l e ll de Toledo, realizaram entrevistas nas rádios do município, com propósito de levar informação até as pessoas, sobre o papel da sociedade e do poder público em relação a efetivação dos direitos que a pessoa idosa possui. A atividade teve início no último dia 11 de junho, durante a semana de conscientização e segue até esta sexta-feira, 15 de junho.

Toledo possui espaços públicos voltados ao atendimento à pessoa idosa. Sendo eles, o CREAS l e ll, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos ( PAEFI ).  De acordo com uma das coordenadoras do CREAS ll, Clarice Ana Ruedieger, o município valoriza muito na questão de informação e proteção contra o indivíduo idoso. “Em Toledo contamos com locais importantes que trabalham na prevenção a esse tipo de violência. Além de instruir aqueles que sofreram abusos a denunciar ”.

A secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Marisa Cardoso, resgatou a importância histórica que o idoso possui no município. “Resguardar os direitos a essas pessoas, é ressaltar a importância que eles possuem em Toledo. Além do preparo físico, psicológico e emocional que estão inseridos neste contexto. Os espaços que possuem na nossa cidade são uma preparação de cidadania para o idoso, que tanto fez pelo nosso município no passado”, afirmou Marisa.

Serviço PAEFI

O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos - PAEFI, é desenvolvido pelos CREAS e abrange auxílio especializado e orientação social, psicológica e jurídica destinado às pessoas vítimas de violências e a seus familiares, bem como, reuniões familiares e encaminhamento para rede de políticas públicas. O serviço realiza acompanhamento familiar e monitoramento, com o objetivo de interromper e amenizar o ciclo da violência.

Vale ressaltar que quando necessário são encaminhados aos órgãos competentes relatórios e solicitações para que sejam tomadas as medidas jurídicas de responsabilização do autor da agressão e medidas sociais de proteção às vítimas de acordo com que estabelece o Estatuto do Idoso.

Diagnóstico

Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) l e ll apresentaram relatórios com dados sobre a violência contra o idoso em Toledo, no ano de 2017. No total, o CREAS - l atendeu 75 casos. Já no CREAS - ll, foram 99 casos. No total foram 174 casos de idosos que foram acompanhados pelo PAEFI.

“Do total de casos acompanhados podemos observar que a maioria é do sexo feminino, havendo variações de um território para outro. A idade das vítimas de algum tipo de violência varia, mas a faixa etária mais atendida está principalmente entre os 70 a 79 anos de idade”, informou a coordenadora do CREAS ll, Clarice Ana Ruedieger.

De acordo com dados fornecidos pelo CREAS - I, as violências que aparecem com maior índice é a negligência com 37% dos casos acompanhados. Em seguida, a violência psicológica com 18% dos casos. A violência financeira ficou com 11%, e em quarto a violência física com 9% e nenhum caso de violência sexual registrado no ano de 2017 em Toledo.  Já no CREAS-II, em relação às violências é destacado a negligência com 59% dos casos acompanhados, em segundo a violência financeira com 19%, a violência psicológica e física, ambas ficaram com 10% no geral.

Trabalhos realizados nos CERTI’s

O município conta dois Centros de Revitalização da Terceira Idade (CERTI). São eles o CERTI - Dr. Wilson Carlos Kuhn, na Vila Pioneiro. E no Jardim Coopagro fica o CERTI -  Dr. Ernesto Dall´Oglio. Os trabalhos realizados nos CERTI’s completaram 10 anos em 2017. Vale lembrar que o projeto é inspirado no programa da cidade de São Caetano do Sul, interior de São Paulo. Segundo a coordenação dos CERTI’s de Toledo, aproximadamente 60 mil idosos foram atendidos pelos serviços de convivência, saúde, esporte e cultura.

É importante ressaltar que os CERTI’s são uma porta aberta para a revitalização dos idosos. Assistência social e psicossocial, ginástica, informática, natação, fisioterapia, consulta médica, recreação, passeios, odontologia, caminhadas, jogos, aulas de canto e teatro, evento em datas comemorativas são alguns dos trabalhos realizados pelos Centros. No total, são aproximadamente 1500 pessoas atendidas ao mês nos Centros, sendo 200 atendimentos diários.

A coordenadora do CERTI - Jardim Coopagro e Presidente do Conselho do Idoso de Toledo, Marli Vogt Verner, explicou que existem propostas de melhorias para ser realizadas durante a gestão. “Estamos organizando com as comissões na

pauta de 2018 a 2020, uma ação envolvendo os 43 grupos de idosos, além dos dois CERTI’s, para criar o programa chamado: Agente Voluntário. Onde todos que quiserem poderão ser voluntários para ajudar na reabilitação dos idosos no meio social, sejam universitários, familiares, entre outros”, destacou Marli.

Alguns gostam de correr, outros de cantar, e para a dona Ivanir Barreiro, de 63 anos, o negócio é a ginástica. “Já faz um bom tempo que estou no CERTI da Vila Pioneiro. Existem várias aulas que gosto muito, como a de canto e de artesanato. Mas, a minha preferida é a ginástica. Eu fico em movimento, não fico parada em casa pensando coisa que não ‘presta’. Aqui no CERTI a pessoa idosa é tratada com respeito, os profissionais que estão aqui estão totalmente voltados a cuidar de nós”, explanou Ivanir.

Onde encontrar os serviços de assistência ao idoso

CREAS - l: Localizado na Rua Cyro Fernandes do Lago, nº 167, Vila Pioneira, Toledo - PR. Telefone: (45) 3378-2855.

CREAS -  II:  Localizado na Rua Raimundo Leonardi, nº 1081, Centro, Toledo - PR. Telefone: (45) 3378-1267/3378-2705.

Para realizar denúncias de maus-tratos ou abusos utilize o Disque Denúncia - 165. A denúncia pode ser realizada anonimamente. Qualquer dúvida pode ser retirada pelos telefones do CREAS l e ll.

Sem nome %281144 x 250 px%29