1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Unimed Costa Oeste realiza curso da CIPA para empresas parceiras

Conteúdo englobou temas como o estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo, além de metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho

18/06/2018 - 11:43


O curso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é o primeiro de uma série de treinamentos que está sendo ofertado pela Unimed Costa Oeste às empresas de Toledo e região. A formação é voltada aos cipeiros titulares e suplentes eleitos/indicados ou responsáveis designados pelas empresas, iniciou na segunda-feira (11) e seguiu até sexta-feira (15), no auditório da cooperativa.

O conteúdo do treinamento foi elaborado conforme a Norma Regulamentadora 05, que engloba os tópicos obrigatórios: estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes da exposição aos riscos existentes nas empresas; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção; noções sobre legislações trabalhistas e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene no trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercícios das atribuições da Comissão. Além disso, para complementar o curso foram trabalhados ainda os assuntos: prevenção e combate a incêndio e primeiros socorros, totalizando 20 horas de formação. Ao final do treinamento, ministrado por profissionais das áreas de segurança e saúde, os participantes receberam uma declaração.

Conforme o engenheiro de segurança da Unimed Costa Oeste, Douglas Ebert, as empresas precisam estar adequadas às determinações legais, que visam à melhoria do ambiente de trabalho com foco na prevenção de acidentes e a saúde do colaborador. “O objetivo do curso é promover o diálogo entre os membros da CIPA e transmitir conhecimentos que são importantes no dia a dia dentro uma empresa”, destaca, informando que além de Toledo, o treinamento será realizado em outras cidades da região durante o ano.

Sobre a Unimed Costa Oeste

Preocupada com a saúde e bem-estar de seus clientes, a Unimed Costa Oeste busca a cada dia ampliar suas ações com o objetivo de propiciar qualidade de vida a toda a comunidade. Presente há 33 anos na região Oeste do Paraná desenvolve projetos sociais para diferentes públicos, por meio do teatro, canto e encontros voltados às gestantes, idosos e hipertensos. Conheça mais sobre a Unimed Costa Oeste no site: www.unimedcostaoeste.com.br.

Sem nome %281144 x 250 px%29