Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Odontologia da UNIOESTE realiza Trote Solidário

O projeto também contou com a ajuda do gerente da Divisão de Atenção Primária à Saúde de Cascavel, Ali Hassan Haidar, na doação de 400 escovas dentais.

18/06/2018 - 16:19


O Curso de Odontologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Escola Municipal Luiz Vianey Pereira firmaram uma parceria com o objetivo de implantar um programa de saúde bucal coletiva, visando à redução da incidência de cáries e de problemas gengivais em alunos, da faixa etária de 6 a 14 anos.

Para que as atividades pudessem ser concretizadas, os alunos da XXI Turma de Odontologia organizaram um trote solidário, com os calouros, com objetivo de arrecadar recurso financeiro para a compra dos kits de saúde bucal (20 porta-escovas coletivos e 400 individuais) necessários para o desenvolvimento do projeto. A compra dos kits de saúde bucal também teve a contribuição do empresário Fabiano Vieira Vilhena, da Oralls, que forneceu os Kits a preço de custo. O projeto também contou com a ajuda do gerente da Divisão de Atenção Primária à Saúde de Cascavel, Ali Hassan Haidar, na doação de 400 escovas dentais.

O trote solidário não termina somente com a compra e doação dos recursos. O programa será desenvolvido semanalmente através de ações de saúde bucal, entre as quais evidenciação de placa bacteriana, escovação supervisionada com dentifrício e flúor gel, bochechos com solução de flúor e atividades educativas. O projeto também realizará o levantamento epidemiológico individual das condições de saúde bucal nos alunos, permitindo realizar alguns encaminhamentos das necessidades de tratamento odontológico para a Disciplina de Clínica Integrada Infantil. 

De acordo com os docentes da Disciplina de Saúde Coletiva, as ações coletivas em saúde bucal que serão desenvolvidas, ao contrário da assistência odontológica, não requerem espaços, equipamentos, instrumentos e recursos humanos específicos para que sejam desenvolvidas. "Exigem cuidadoso planejamento, boa organização, materiais adequados e pessoal preparado para o trabalho em espaços sociais". O trote solidário foi direcionado à faixa etária dos escolares porque a saúde bucal guarda uma estreita relação com o desempenho escolar, uma vez que os alunos que apresentam os sintomas de dor causados pela cárie dentária têm seu processo de aprendizagem prejudicado.

Com o andamento do projeto, também serão realizadas palestras com alunos e pais, capacitação de professores e funcionários. A Direção e Coordenação da Escola Luiz Vianey Pereira destacou que o projeto é de suma importância para que os alunos aprendam desde cedo a cuidar e manter uma dentição saudável.

Sem nome %281144 x 250 px%29