1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Pista de Bicicross de Toledo é palco de Campeonato Paranaense

Evento contou com a participação de aproximadamente 150 atletas de todo o Paraná e 20 de Toledo.

19/06/2018 - 15:05


A pista de Bicicross do município de Toledo localizada próximo ao Centro de Eventos Ismael Sperafico, foi palco de competição neste sábado e domingo, 16 e 17, respectivamente. A reativação foi marcada pela disputa da 3ª Etapa do Campeonato Paranaense.

A pista de Bicicross da cidade de Toledo já foi considerada uma das melhores do Paraná e até do Brasil, tendo recebido etapas do Campeonato Paranaense, Sul-brasileiro e demais competições importantes. A pista estava inativa a quase 10 anos depois do fechamento do Bicicross Clube de Toledo.

Em 2017 com o Bicicross Clube de Toledo voltando as atividades, foram iniciadas as tratativas para a reabertura da pista. Depois de aproximadamente um ano de remodelações feitas através de parceria das Secretarias de Esportes e Lazer e Habitação e Urbanismo, que utilizou os maquinários do município para as revitalizações a pista de Bicicross do município pode ser reaberta. Os membros do Bicicross Clube de Toledo também trabalharam para que as atividades do Bicicross voltassem a ser realizadas na pista.

Para o secretário de Esportes e Lazer, Emerson Jerônimo, as competições de volta na pista fortalecerão o Bicicross de Toledo. “O Bicicross já foi muito forte em Toledo, com resultados de muita relevância em competições importantes e também a organização de Campeonatos de altíssimo nível. Agora com a nova pista esperamos que esses tempos de conquista voltem cada vez mais praticantes”.

Para o presidente do Bicicross Clube de Toledo, Adhonis Voss, a volta das atividades da modalidade é a realização de um sonho. “Foi mais de um ano de muito trabalho e dedicação para que a pista voltasse a seu funcionamento com condições adequadas. Ajudamos nas remodelações e agora ver a pista ativada novamente recebendo uma grande competição é motivo de muita alegria” frisou.

A ideia da Secretaria de Esportes e Lazer do município e do Bicicross Clube de Toledo é criar escolinhas de Bicicross em parceria com as escolas para que a modalidade chegue também aos mais novos e aumente o número de praticantes.

Adhonis considera como primordial a consolidação do projeto das escolinhas. “Com as escolinhas nós conseguiremos levar o Bicicross também para os mais novos expandido o esporte cada vez mais no município e também podendo quem sabe criar novos atletas que representam Toledo nas competições importantes” destacou o presidente.

No domingo pela manhã antes das finais da competição foi homenageado a família de José Carlos Bueno, um dos precursores do Bicicross no município e ex-presidente do Bicicross Clube de Toledo. Também foi homenageado Roberto Gerander, outro dos precursores do Bicicross em Toledo. Jeferson Bezerra, recebeu o troféu Pá de Ouro pelas grandes contribuições para que a reabertura da pista fosse possível.

Campeonato Paranaense

Durante os dois dias de evento mais de 600 pessoas passaram pela pista para acompanhar as competições. Foram mais de 150 atletas inscritos, destes 20 de Toledo.

O grande destaque do município de Toledo na 3ª Etapa do Campeonato Paranaense foram os primeiros lugares de Gabriel Rodrigues e Ronei Dal Pisol, nas categorias Men 17/24 e Men 25/29 respectivamente. Toledo ainda teve mais nove atletas terminado nas três primeiras colocações, com três medalhas de prata e seis de bronze.

Outra atleta destaque foi Morgana Gmash, atleta da equipe de Ginástica Rítmica do município de Toledo, que participou dos Jogos Olímpicos, do Rio de Janeiro em 2016. Essa foi a primeira competição de Morgana no Bicicross e a atleta já alcançou um terceiro lugar na categoria Women 17+.

Essa foi a 3ª etapa da competição. As duas primeiras etapas foram disputadas nas cidades de Foz do Iguaçu e Palotina. A 4ª Etapa acontece entre os dias 04 e 05 de agosto em Marechal Cândido Rondon. A 3ª Etapa do Campeonato Paranaense de Bicicross foi organizada pela Federação Paranaense de Bicicross e contou com o apoio da Itaipu Binacional, Bicicross Clube de Toledo e Prefeitura de Toledo, através da Secretaria de Esportes e Lazer.

Sem nome %281144 x 250 px%29