1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Unioeste Campus Foz realiza abertura oficial do 18º SEU

Nessa edição o tema apresentado “Para além da Universidade” objetiva repensar a relação da Instituição com a comunidade externa que representa o mundo real no qual está inserida.

20/06/2018 - 13:51


A universidade pública é um espaço importante para a produção, acumulação e disseminação de conhecimento. Diante disso, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza o 18º Seminário de Extensão Universitária no Campus de Foz do Iguaçu. Nessa edição o tema apresentado “Para além da Universidade” objetiva repensar a relação da Instituição com a comunidade externa que representa o mundo real no qual está inserida.

O primeiro dia de encontro foi marcado por apresentações orais, atividades culturais e cerimônia de abertura. A cerimônia contou com a participação de autoridades, pró-reitores, diretores de campus, alunos e professores que apreciaram uma apresentação da Orquestra Latino-Americana (OLA) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O grupo é formado por alunos, professores, egressos e músicos da comunidade interessados em conhecer, praticar e divulgar canções da América do Sul, da América Central e do Caribe.

No ato de abertura, compuseram a mesa de honra o vice-reitor da Universidade, professor Moacir Piffer, representando o reitor Paulo Sérgio Wolff, a pró-reitora de extensão, Sandra Regina Belotto, o senhor Nilceu Jacob Deitos da Fundação Araucária, os diretores de campus Fernando José Martins, Alexandre Almeida Webber, Remi Schorn e Gilmar Ribeiro de Melo,

O vice-reitor agradeceu e parabenizou todos os envolvidos e destacou que por meio do SEU a Unioeste cumpre seu papel social beneficiando toda a população, pois a extensão é o único lugar em que o estudante tem contato real com os atores sociais impactados pelas ações da universidade. “Nesta edição temos uma distinção particular, vamos para as ruas mostrar nosso trabalho, é importante que as pessoas vejam os professores, acadêmicos e funcionários interligados, uma vez que Unioeste possui propostas de futuro. Acredito que nossos alunos são a esperança de um país melhor”, salientou Moacir.

Já o diretor Fernando Martins, relembrou um pouco da história da Instituição, como tudo começou e como foi possível chegar até o momento atual, também felicitou os alunos que cumprem um papel fundamental na comunidade interna e externa da Unioeste. “Espero que todas as atividades sejam cumpridas com bastante êxito, que todos os participantes tenham um ótimo seminário e que por meio desse grandioso evento consigamos cumprir o papel da extensão, que é levar o conhecimento para fora dela”, frisou o professor.

A pró-reitora, Sandra Belotto, novamente agradeceu aos parceiros que estiveram empenhados em fazer o “Para além da Universidade” acontecer. “Felicito a todos os envolvidos que sempre estão prontos a contribuir com os avanços da Instituição, aliados que possuem coragem, comprometimento e são pulsantes, mas nessa noite agradeço especialmente a equipe da PROEX e ao campus de Foz do Iguaçu que nos acolheram e abraçaram a causa. Emocionada digo que queremos ir hoje e sempre para além da universidade. Muito obrigada”.  

A palestrante da noite, professora Sandra Cristina Ferreira, que é coordenadora do programa Universidade sem Fronteiras e no ato representou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Décio Sperandio, comentou sobre o que a extensão tem feito fora dos muros das instituições e sobre a importância dos parceiros nas execuções dos projetos e ações. Explicou o quanto a extensão cresceu nas Universidades Estaduais no Paraná e o que o governo tem feito em termos de investimentos e recursos mediante a SETI.

Também estavam presentes na mesa de honra a presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidade Públicas Brasileiras (ForProex) e pró-reitora de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professora Marilisa do Rocio Olivera, o secretário de Educação Fernando Lima, representando o prefeito municipal de Foz do Iguaçu e a pró-reitora de extensão da Universidade Latino-Americana (Unila), Maria Eta.

Recursos da Fundação Araucária

A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Assim, ela possui um papel fundamental para a Unioeste quando o assunto é investimento e recursos financeiros.

O diretor científico da Fundação, Nilceu Deitos, explicou que o momento em que vivemos é propício e importante para a FA estar sensível as demandas acadêmicas das instituições, mas principalmente quando a demanda vem da extensão. “Historicamente a fundação tem o objetivo de apoiar projetos e programas de pesquisa, mas vejo que é um ápice importante, primeiro porque é uma demanda coletiva de toda a comunidade acadêmica, expressa pelos pró-reitores de extensão que há um tempo vêm colocando junto a fundação a importância de apoiar iniciativas e ações extensionistas”.

Ainda, para Nilceu, a pesquisa não está desassociada da extensão, muito menos do ensino, mas toda boa pesquisa tem sua aplicabilidade. “É isso que faz com que universidade consiga ir além da universidade, se não investirmos na extensão e se ela não for séria e competente a universidade fica aquém e não além.

Com relação aos recursos de investimentos para a extensão, Nilceu explica que foi destinado à todas as universidades estaduais um montante de R$ 210 mil reais, repartidos assim em cotas de 30 mil reais para cada instituição visando o avanço tecnológico e científico. “Além dessa, é claro que existem outras várias demandas e na medida do possível a Fundação buscará atender o que é apresentado”, afirmou.

O professor Moacir Piffer também declarou sobre os recursos da Fundação e disse que os financiadores possuem um papel fundamental nas questões da ciência, pesquisa, tecnologia e extensão dentro da Universidade. “A Fundação tem demonstrado um valor inestimável no sentido de proporcionar condições para divulgarmos nossos trabalhos até as comunidades vizinhas, principalmente a comunidade externa, daquilo que nós estamos fazendo dentro da Unioeste. Os alunos, que são nossa visão de futuro, não estão só aprendendo, mas estão participando e fazendo uma extensão para toda comunidade, sem recurso financeiro trava a situação de mostrar tudo o que a Instituição tem feito”, concluiu o vice-reitor.

Sem nome %281144 x 250 px%29