Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Comitiva de Jataí-GO visita Toledo para conhecer o funcionamento da saúde pública

A comitiva se reuniu na prefeitura para uma conversa sobre a saúde pública de Toledo e as possíveis ações implantadas pela gestão que podem ser levadas para Jataí.

20/06/2018 - 15:40


Uma comitiva da cidade de Jataí-GO esteve em Toledo nesta terça-feira, (19), para entender os detalhes e peculiaridades do sistema de saúde pública municipal. A comitiva foi formada pelo prefeito Vinícius Luz, o secretário de Saúde Paulino Alves, e mais cinco membros da administração municipal de Jataí.

A comitiva se reuniu na prefeitura para uma conversa sobre a saúde pública de Toledo e as possíveis ações implantadas pela gestão que podem ser levadas para Jataí.

A ideia da visita a Toledo veio após contatos de integrantes da área de saúde de Jataí com profissionais do Ministério da Saúde, que comentaram sobre a alta resolutividade encontrada na área de saúde local e o seu bom funcionamento. A partir de então foram iniciados os contatos com o poder público local para que a vinda a Toledo fosse realizada.

O município de Jataí é localizado na região oeste do Estado de Goiás, tendo uma população de mais de 98 mil habitantes. A cidade assim como Toledo, tem o agronegócio como a sua maior fonte de renda. Na área de saúde um dos principais gargalos encontrados é a baixa resolutividade das consultas, que passam da Unidade Básica de Saúde (UBS), para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e chegam até o Hospital Municipal sem a solução do problema.

Outra dificuldade encontrada é o Hospital Municipal de Jataí que atende a cidade e mais 10 municípios da região somente com aportes municipais e sem ajuda das demais cidades beneficiadas pelo serviço e estrutura.

Em Toledo a resolutividade das primeiras consultas realizadas nas UBS e UPA, chega a 90% dos casos, fato que acaba não sobrecarregando os hospitais privados do município. O Mini Hospital Doutor Jorge Nunes, também contribui para que a taxa de resolutividade alcance índices consideráveis.

O objetivo do prefeito de Jataí vir a Toledo é levar os bons exemplos para que o município goiano resolva o seu problema na atenção primária. “Em Jataí, acontece o inverso do que acontece em Toledo. Nós temos um índice altíssimo de internamentos e uma resolutividade muito baixa. Então viemos para trocar experiência, para ver como Toledo conseguiu atingir essa excelência na atenção primária”, destacou o prefeito.

A secretária de Saúde, Denise Liell, acredita que a procura de outros municípios para fazer um intercâmbio é uma mostra de que o trabalho feito na saúde básica está sendo bem feito em Toledo. “Essa é uma referência muito importante no sentido de que através de um trabalho integrado com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e os municípios, onde Toledo foi sempre uma referência, tanto para a atenção primária em saúde quanto para especialidades e urgência e emergência. Essa não é a realidade dos demais municípios brasileiros, porém nós aqui com todo esse trabalho de organização da atenção conseguimos ser a referência para muitos municípios, o que o mostra o bom trabalho realizado pelas equipes municipais na área de saúde” comentou.

Denise considera essa troca de informações como muito proveitosa para a saúde pública de Toledo. “Nós temos um sistema mais organizado e de referência, mas mesmo assim sempre existe algo que pode ser melhorado e implantado para que a população seja bem atendida. Dessa forma é muito interessante essa troca de informações que pode nos ajudar de alguma forma”.

“Fomos muito bem recebidos e com certeza levaremos algumas novidades para o nosso município. Em Jataí nós temos uma atenção fortemente no hospital na urgência e emergência e a gente vê que aqui vocês priorizam a atenção básica, a prevenção, a otimização, resolutividade nas unidades básicas de saúde. Isso tudo evita que o paciente de doenças crônicas descompensa e tenha que ser internado, diminuindo o custo da saúde como um todo” frisou o secretário de Saúde de Jataí, Paulino Alves.

Durante a tarde, membros da Secretaria de Saúde do município de Toledo acompanharam a comitiva de Jataí em uma série de visitas a órgãos de saúde, como a Farmácia Escola, Farmácia de Manipulação, Central de Especialidades, UPA, UBS do São Francisco, estrutura do futuro Hospital Regional, entre outros locais. A comitiva deve voltar a Jataí ainda na quarta-feira (20).

Sem nome %281144 x 250 px%29