Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Ação do SEU no terminal de Foz chama atenção da população

Cada acadêmico vivenciou, de forma particular, o real sentido de fazer extensão no segundo dia de Seminário, uma experiência transformadora que foi muito além da universidade.

21/06/2018 - 14:34


Um dos grandes diferenciais que a 18ª edição do Seminário de Extensão da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) apresenta é o contato direto dos alunos com a população de Foz do Iguaçu. Esse ano, o evento contou com uma atividade para lá de especial que foi a apresentação de painéis no terminal urbano de ônibus da cidade. Cada acadêmico vivenciou, de forma particular, o real sentido de fazer extensão no segundo dia de Seminário, uma experiência transformadora que foi muito além da universidade.

Foram expostos 80 painéis de projetos de extensão, produzidos por acadêmicos e professores de todos os cursos dos cinco campi da Unioeste, tanto no período da manhã quanto da tarde. De acordo com a equipe da organização do evento, cerca de 200 expositores participaram da ação e, segundo informações dos responsáveis pelo terminal, aproximadamente 5 mil pessoas transitaram pelo espaço durante o dia. “Assim, a população teve o privilégio de ficar mais próxima da Instituição e conhecer o que ela oferece constantemente para toda a comunidade por meio dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula”, segundo os organizadores.

Um dos painéis expostos foi o da mestranda do programa de Pós-Graduação em Educação do campus de Francisco Beltrão, Perla Aparecida Zanetti Cristovon, que é coordenadora do Núcleo Maria da Penha (Numape), de Beltrão, e explica que esse projeto existe no Campus desde 2013 e o principal objetivo é atender as mulheres vítimas de violência doméstica. “Hoje contamos com uma bolsista formada em psicologia e outra formada em direito, assim realizamos atendimentos educativos, jurídicos e psicológicos para as mulheres de forma gratuita. Desde 2013 conseguimos atingir em média 14 mil pessoas com o nosso trabalho, vinculado com a Universidade. Por esse motivo acredito que seja de extrema importância trazer o tema para dentro da Universidade, que ainda é tratado como tabu por muitos, e levar ele até a população que não tem conhecimento sobre o serviço que oferecemos mediante recursos da Unioeste, Programa Universidade Sem Fronteiras e da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e ensino Superior do Paraná (SETI)”, esclarece a mestranda.

O aluno, André Franco, do curso de Fisioterapia do campus de Cascavel, também esteve presente na ação e apresentou o projeto “Equipe Multidisciplinar de Atendimento a Pacientes Diabéticos no Centro de Reabilitação Física da Unioeste” desenvolvido por 12 integrantes, sendo nove alunos e três professores. Para André a experiência de ir até o terminal apresentar os trabalhos desenvolvidos é ótima, pois “a extensão é exatamente isso:  sair dos muros da Universidade e estender para a comunidade. O terminal é um local com bastante fluxo de pessoas e é interessante porque o pessoal passa, olha, pergunta sobre o assunto do painel e para a gente é maravilhoso, pois dessa forma ajuda a divulgar nossos trabalhos que são produzidos e oferecidos pela Unioeste”, afirma o acadêmico.

Os alunos da Universidade Latino-Americana (Unila) também marcaram presença no encontro e apresentaram alguns trabalhos a convite da Unioeste. O que mais chamou atenção da população foi o projeto “Eternizat” que visou promover o cuidado com a saúde de forma acessível e extrovertida. Os integrantes do Eternizart estavam caracterizados de palhaços e levaram um material de suporte básico de vida para ensinar na prática o que é ressuscitação cardiopulmonar e como proceder diante de uma criança engasgada, além de realizar aferição de preção arterial na população.

Para a moradora de Foz do Iguaçu, Cláudia Pinheiro, a ação no terminal é gratificante. “Fiquei encantada e até emocionada de ver como esses jovens estão tão empenhados e dedicados em construir um futuro melhor por meio da educação. Eu ainda não tinha presenciado uma ação como essa, os acadêmicos estão cada vez mais dispostos em passar para a comunidade o conhecimento que eles adquiriram em sala de aula. Vi alguns trabalhos e pelo pouco que ouvi sobre cada um deles só tenho a agradecer pela dedicação e pelo incentivo que a Universidade transmite nesses eventos de extensão, isso é muito importante para todos espero poder ver outros eventos como esse aqui na cidade”, declarou.

Sem nome %281144 x 250 px%29