1144x150 %284%29

ESPORTES

“Dia do Pedal” celebra a atividade física no “Junho Verde”

Aproximadamente 150 pessoas participaram da atividade

21/06/2018 - 14:54


Andar sobre duas rodas está se tornando cada vez mais aceito pelos moradores de Toledo. No distrito de São Luiz do Oeste as coisas não são diferentes. A 4º edição do “Dia do Pedal” foi realizada nesta quarta-feira (20). Foram aproximadamente 12 quilômetros de percurso, entre ida e volta. Professores, estudantes, representantes de empresas participaram. Para a realização do projeto a escola contou com o apoio da comunidade, Secretarias de Meio Ambiente, Segurança e Trânsito, Saúde e Educação.

A largada deu início na frente da Escola Municipal São Luiz. O objetivo era fazer o percurso até a nascente do Rio Toledo. Aproximadamente 150 pessoas passaram por rua asfaltada, cascalhos, pedras, e para não ficar de fora, um pouco de barro nos sapatos. Todos puderam participar. Alunos mais novos, como o pré ll, até o último ano estiveram na atividade.

Mesmo antes de darem a primeira pedalada, aconteceu dentro do ginásio de esportes da escola uma apresentação dos representantes da Empresa Bike Session, voluntários do projeto. Com manobras radicais, todos no local ficaram de boquiaberta. O ciclista e empresário, Arlei Verri, agradeceu a todos pela participação na apresentação e ressaltou a importância da segurança ao andar de bicicleta.

“Para a gente fazer isso que aconteceu aqui, tivemos que treinar muito. Coisa de anos. Explicamos sobre a questão da segurança ao praticar o ciclismo. Comentamos sobre não tentar realizar manobras durante o percurso para evitar que alguém se machuque. Além disso, foi importante comentar sobre a importância de ter atenção durante a prática do ciclismo em geral”, destacou Arlei.

Incentivo ao ciclismo

Não tem restrição de idade. Pode ser de manhã ou à noite. As vezes em grupos ou sozinho. O ciclismo em Toledo vem formando profissionais, amadores, ou simplesmente apaixonados pela atividade. E no evento realizado em São Luiz quem gostou bastante do momento foi o Samuel Zacarias de 12 anos.

“Estou no oitavo ano da escola e gosto muito desse tipo da atividade. Na minha opinião, a melhor parte é quando chegamos na nascente do rio. Andar de bike é muito bom, ainda mais em grupo. Poder olhar a natureza é uma coisa muito gostosa de se fazer”, contou Samuel.

A diretora da Escola São Luiz, Marilda Lira Ulsenheimer, destacou que o projeto “Dia do Pedal” é alusivo ao mês do “Junho Verde”. Marilda ainda informou sobre a importância do munícipe conhecer a nascente. “Existe toda uma preparação para que o evento aconteça. Um planejamento extenso é abordado durante reuniões com pais de alunos da escola. Além da prática esportiva, queremos que todos entendam o real significado do valor da nascente do Rio Toledo. Esse é um objetivo que queremos traçar para o futuro. São várias espécies de árvores que aqui estão e temos que cuidar delas. Claro, toda a reserva que está aqui faz parte da nossa natureza, então devemos dar um pouco mais de atenção ao que está acontecendo aqui”, frisou Marilda.

A atividade

Até a chegada da nascente, algumas bicicletas caíram a corrente, outras simplesmente estourou o pneu. Fora isso, ninguém se machucou. Pontos estratégicos para tomar água foram colocados no trajeto. Na chegada do Rio, foram distribuídos lanches e suco para as crianças. Vale destacar que todo o material de lixo foi recolhido do local.

A atividade se encerrou com o plantio de mudas de árvores. Disponibilizar pelo projeto “Florir Toledo”. Algumas crianças que participaram da edição passada puderam rever suas queridas mudas, com aproximadamente mais de 1 metro de tamanho.

Sem nome %281144 x 250 px%29