Casa de not%c3%adcias 1144x150

EDUCAÇÃO

Alunas da FAG Toledo fazem releitura de clipe do Pink Floyd

Trabalho usou como base uma das mais importantes obras de Paulo Freire

21/06/2018 - 15:04


As acadêmicas do 7º período de Letras Libras da FAG Toledo capricharam no trabalho do Projeto Integralizador desde ano com uma releitura do clipe de uma das músicas mais emblemáticas do rock mundial: “Another Brick In The Wall”. O clipe original da banda britânica Pink Floyd foi lançado em 1979 e logo virou uma febre mundial ao criticar o sistema educacional com as clássicas cenas dos estudantes marchando na batida da música até caírem em um triturador gigante.  Na releitura as acadêmicas abordaram o sistema tradicional de ensino através do livro “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, também apresentando uma alternativa ao velho sistema, criticado pelo autor brasileiro. “Colocamos a professora autoritária, aquela que detém o conhecimento, se acha maior que os alunos e não considera o conhecimento do aluno, como pessoa. A partir daí trabalhamos a proposta de mudança, mostrando uma professora diferente, em comunhão com os alunos, que constrói o saber do aluno e não aquele professor que só despeja palavras e deposita conhecimento sem uma relação dialógica”, explica a acadêmica Analu Lays, uma das responsáveis pela produção.

A estudante ressalta que o objetivo do trabalho foi buscar uma reflexão sobre a importância de a escola ser um espaço dinâmico e de criação do saber. “Nós conseguimos incluir a LIBRAS no clipe e pelo resultado acredito que valeu a reflexão. A letra original da música diz que o aluno não precisa de educação, sobre o controle do pensamento e nós repensamos isto, alertando que precisamos de uma boa educação para que ninguém controle nossos pensamentos”, finaliza.

O trabalho está disponível na internet clicando aqui.

Sem nome %281144 x 250 px%29