1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

Projeto da UFFS estimula visitações e novos aprendizados a alunos da Educação Básica em Realeza

Os visitantes também têm a oportunidade de participar de atividades práticas, de acordo com o conteúdo informado pelos professores.

21/06/2018 - 16:41


A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza está com um novo projeto de Extensão que busca incentivar a visitação da comunidade regional à Universidade. O projeto "UFFS de Portas Abertas" é direcionado, especialmente, aos professores e alunos da Educação Básica, desde o Ensino Fundamental ao Médio. Os visitantes também têm a oportunidade de participar de atividades práticas, de acordo com o conteúdo informado pelos professores.

Nesta quarta-feira (20), os alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental da Escola Mundo Encantado, do município de Santa Izabel do Oeste, estiveram no Campus Realeza para conhecer a Universidade. O grupo de sete alunos, com idades entre 8 a 9 anos, participou de uma atividade de Biologia, aprendendo a diferenciar células animais e vegetais, divisão celular, além de visualizarem diferentes tipos de bactérias e fungos no microscópio.

A turma ficou entusiasmada ao observar de muito perto células animais e vegetais e suas diferenças. "Nunca tinha mexido no microscópio e achei muito interessante", contou a aluna Laura de Ramos Pastoria, com o que todos os colegas concordaram. O aluno Pietro Cichoki complementou: "Achei muito importante conhecer mais sobre as células".

A diretora da escola, professora Daniela Cristina Trindade, comentou que a visita à UFFS proporciona um aprofundamento daquilo que é ensinado em sala de aula. "No Ensino Fundamental iniciamos o processo de aprendizado, sendo um primeiro contato com o conhecimento, mas, muitas vezes, não temos a oportunidade de apresentar de maneira prática. Aqui [na UFFS] aprofundamos esse aprendizado e estimulamos a busca pelo conhecimento, fazendo com que eles se tornem alunos pesquisadores", destacou.

Os alunos do Colégio Estadual Padre Reus, da cidade de Pérola d'Oeste, também estiveram na Universidade, na última terça-feira (12). Aproximadamente 40 alunos do Ensino Médio participaram de atividades nos laboratórios do curso de Nutrição, Letras e Ciências Biológicas, no período noturno.

O coordenador do projeto, Bruno da Rocha Nunes, assistente em Administração na UFFS, explicou que o objetivo é criar e fortalecer os elos entre Universidade-Escola. "O projeto UFFS de Portas Abertas permite às comunidades local e regional conhecer a Instituição e suas ações, assim como transmitir à população os conhecimentos que são construídos e desenvolvidos dentro da Universidade, além de construir conhecimentos com a comunidade, por meio de trocas de experiências", ressaltou.

As atividades são ministradas pelos acadêmicos dos cursos de Graduação do Campus Realeza que atuam como voluntários. Nas atividades desta quarta-feira (20), os acadêmicos de Ciências Biológicas Caroline Somavilla, Diana Paula Perin e Alifer Palhano, e a técnica de laboratório em Biologia Ana Paula Morais Dutra prepararam as apresentações aos alunos da Escola Mundo Encantado.

Para participar das visitações, basta os professores da Educação Básica agendarem o atendimento pelo telefone (46) 3543-8309 ou pelo ramal 8346, com o coordenador do projeto, Bruno da Rocha Nunes. Os interessados também podem agendar pelo e-mail: bruno.nunes@uffs.edu.br. É muito importante que os professores informem a faixa etária dos visitantes, a série que os alunos estudam, bem como os conteúdos a serem enfatizados durante a visitação.

Legendas:

54: Atividades são ministradas pelos acadêmicos dos cursos de Graduação do Campus Realeza (Ariel Tavares/UFFS)

21: Turma de alunos ficou entusiasmada ao observar no microscópio células animais e vegetais (Ariel Tavares/UFFS)

71: Projeto de extensão que busca incentivar a visitação da comunidade regional à universidade (Ariel Tavares/UFFS)

Sem nome %281144 x 250 px%29