1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Programa orienta jovens nas escolas de Toledo

Nesta semana, começou a ser implementado, com alunos do colégio Sesi, o programa "Adolescente Ficha Limpa", desenvolvido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS 1). O programa, que na primeira palestra atingiu 150 alunos, prevê a realização de palestras para adolescentes na faixa de 12 a 19 anos, de escolas públicas e particulares do município, orientando-os sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, atos infracionais e suas implicações para os jovens, entre outros dados.

27/10/2010 - 15:11


A iniciativa, conforme o coordenador do CREAS 1, Juliano Varanis, visa alertar e fazer um trabalho preventivo com os jovens, diante do número crescente de adolescentes envolvidos em atos infracionais.

O CREAS 1 atende adolescentes de Toledo, de municípios vizinhos e até de outros estados encaminhados pela Vara da Infância e da Juventude, que estão cumprindo medidas sócio-educativas. No início do ano, o CREAS 1, que funciona ao lado da Secretaria de Assistência Social, na Vila Pioneiro, atendia 60 adolescentes. Hoje são 160. No CREAS 1, os jovens participam de palestras educativas, cursos de formação e cumprem medidas sócio-educativas, prestando serviços em empresas e instituições locais. A maioria dos que freqüentam o local cumpre medida sócio-educativa por dirigir sem carteira de habilitação. Mas também cresceu entre os adolescentes atendidos no local o número de casos de lesão corporal, furto homicídio.

"Através de palestras, cursos, encaminhamento para programas sociais e para o trabalho tentamos recuperar estes jovens e fazer com que reflitam sobre o ato infracional que cometeram. Os resultados estão sendo muito positivos", diz Varanis. O atendimento é feito por uma equipe de cinco pessoas, incluindo o coordenador, um psicólogo, uma assistente social, uma educadora e um administrativo. A equipe foi reestruturada e ampliada em janeiro deste ano.

Através do programa Adolescente Ficha Limpa também está sendo divulgado o projeto de implantação de dois centros da Juventude em Toledo. Localizados no Jardim Coopagro e no Europa/América, as unidades vão oferecer aos jovens diversas atividades, como cursos de artes, músicas, esportes, informática, entre outras atividades, de acordo com o interesse dos jovens. O funcionamento das unidades ainda está sendo formatado e deverá, neste processo, contar com a participação dos jovens, apresentando sugestões do que gostariam que fosse realizado no local. As obras, no entanto, já estão sendo executadas e prevêem espaços para atividades esportivas, salas de múltiplo uso, administrativas e auditório. As duas unidades deverão começar a funcionar em 2011.

 

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29