1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

Pesquisadores do GEMAq preparam peixes para serem enlatados

Desde o último sábado (23) até esta quarta-feira (27), pesquisadores técnicos e bolsistas do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, iniciaram o preparo de espécies cultivadas na região.

27/10/2010 - 15:40


Hoje, o professor Dr. Aldi Feiden, o professor Sidnei Klein e a acadêmica do curso de engenharia de pesca, Ana Maria, viajam para o município de Rio Grande (RS) para concretizar o trabalho na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no Município de Rio Grande (RS).

No local, os peixes passarão pelo processo de enlatamento. As espécies que serão testadas para o enlatamento são: lambari, tilápia, pacu, jundiá, bagre africano e tambacu. A equipe retorna para Toledo no próximo sábado (31), com o produto em mãos e pronto para realizar testes organolépticos e preferência, ou seja, de degustação.

O objetivo deste trabalho, segundo o professor Aldi Feiden, é a busca de novas formas para agregação de valor ao pescado cultivado na região, além de possibilitar opções para as indústrias da região possam colocar no mercado novos produtos processados que aumentem o tempo de prateleira dos produtos. "Também é foco desta pesquisa a disponibilização de novas formas de produtos que possam ser fornecidos na merenda escolar, visto que no processo de enlatamento, o peixe é submetido a alta pressão e cozimento, o que faz com que as espinhas não sejam mais problemas para as crianças se engasguem ao comer o peixe", explica.

Este trabalho é realizado pela Unioeste, em parceria com o Intituto água Viva e da empresa Agropolo Agroindustrial, que tem fornecido infraestrutura e material para testes.

Sem nome %281144 x 250 px%29