Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Comunicação, iniciativa e comprometimento são as bases da empregabilidade

Estes foram os três eixos básicos abordados pelo Consultor Adriano Silva, na abertura do Seminário sobre Empregabilidade e Mercado de Trabalho, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, na noite desta quarta-feira.

27/10/2010 - 20:35


Segundo o gerente da Agência do Trabalhador, Jozimar Polasso a iniciativa do Seminário nasceu da dificuldade da Agência em encaminhar jovens para o mercado de trabalho. “Nós sentimos uma grande dificuldade de inserir as pessoas no mercado de trabalho devido a falta de qualificação profissional. O objetivo deste encontro é qualificar esta pessoas para elas consigam chegar ao empresário com mais facilidade”.

O palestrante e consultor Adriano Silva justifica o tema do Seminário, Empregabilidade, como sinônimo de ser desejado pelo mercado, pois segundo ele, o mercado é dinâmico e espera um trabalhador que tenha uma visão profissional clara. “Nestas três noites vamos trabalhar sobre a tendência do mercado,comunicação pessoal, postura em processos de seleção e elaboração de currículo. Tudo isso pautado no seguinte princípio: boas pessoas formam bons profissionais e bons profissionais dão origem a boas empresas, pois o mercado é desejoso de excelentes profissionais”.

Silva aponta a comunicação, iniciativa e comprometimento como os três requisitos básicos que dificultam o ingresso do jovem ao mercado de trabalho.

Esteve na abertura do Seminário o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Tércio Albuquerque que lembrou a política pública do Estado que abriu linhas para incentivar os pequenos empreendedores e empresas familiares. “Estas políticas estimulam que estas pessoas gerem sua renda e ainda podem gerar empregos”.

 O secretário defende que a relação empregado e empresário seja equacionada pelo entendimento mutuo como seres humanos e pessoas que querem se desenvolver. “Quando uma empresa tem empregados que gostam da empresa ela cresce mais, porque se eu trabalhar no que eu gosto, eu faço mais, eu produzo mais. Então o empresário quando tem um trabalhador que gosta dele, este também vai agir para melhorar a vida deste trabalhador”.

Qualificação mão-de-obra

Albuquerque informou que a Secretaria esta abrindo uma licitação para contratar empresa para qualificar mais de 500 mil trabalhadores para a construção civil. “A demanda para construção civil é muito grande para todo o Estado e outros dois setores que tem uma demanda bastante significativa é a da indústria da confecção e extração mineral”.

O Seminário sobre Empregabilidade e Mercado de Trabalho segue até sexta-feira (29), a partir das 19h, no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer e nesta quarta-feira reuniu quase 700 inscritos.

 

Texto Selma Becker

Imagens Graciela Souza

Sem nome %281144 x 250 px%29