Casa de not%c3%adcias 1144x150

ESPORTES

Juventude: Toledo se consolida como maior força esportiva do oeste e sudoeste

Após três fins de semana de disputas, o município alcançou a quarta colocação geral na 34ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná
10/10/2022 - 21:30
Por Prefeitura de Toledo


O esporte toledano tem muito a comemorar. Após três fins de semana de disputas, o município alcançou a quarta colocação geral na 34ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) realizada em Cascavel (atletismo e handebol de areia) e Toledo (demais modalidades). O resultado que coloca Toledo à frente de municípios tradicionais no desporto como Cascavel, Foz do Iguaçu e Campo Mourão é fruto do trabalho com a base. Além deste título, a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) garantiu o bronze no Troféu Disciplina.

O destaque ficou por conta das medalhas de ouro no badminton, nos dois naipes, e no basquete masculino, um título aguardado por 34 anos. Com uma atuação de gala, os comandados do técnico Jonathan Marsolla dos Santos, o Toro, dominaram as ações desse o primeiro período. Emocionado, Toro destacou que jogar dentro do nosso município e conseguir esse título é algo incrível. “A gente vinha há cinco anos brigando para ter esse resultado, sempre sendo vice. Na história de Toledo é o primeiro título e ganhar dentro de casa tem uma sensação inexplicável”. 

Toro ainda frisou este como um grande feito para sua história e também do projeto encabeçado pela Associação dos Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol). “O apoio da nossa torcida foi fundamental, ela é feita pelos nossos pais, que lutam muito para que nosso basquete siga vivo em Toledo”, acrescentou. O basquete feminino alcançou o quarto lugar. 

Para o badminton, uma referência nacional, os ouros no masculino e feminino foram comemorados com o mesmo entusiasmo. “Temos este destaque no Paraná e no Brasil, mas é sempre bom conquistar títulos, ainda mais diante da nossa torcida”, comentou o técnico da modalidade Valdecir Anacleto Barbosa, parabenizando os atletas da equipe responsáveis pela conquista. 

A classificação final dos JOJUPS apontou Maringá com 377 pontos, seguido por Curitiba com 363, Londrina com 296, Toledo com 250 e, fechando os cinco melhores, Cascavel com 215. A posição foi destacada pelo secretário de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallanol. “Ficamos à frente de municípios com tradição na região oeste como Foz do Iguaçu e Cascavel. Estamos felizes, pois nos Jogos da Juventude, somos a maior força esportiva do oeste paranaense”. Eudes ainda agradeceu o empenho dos técnicos desportivos e dos atletas que somaram para esta conquista e também aos que auxiliaram na realização dos Jogos em Toledo. “São valorosos e nos orgulham”, concluiu.

Sediação - A final dos JOJUPS teve um total de 3.700 atletas. A primeira etapa aconteceu entre os dias 16 e 18 de setembro com o futsal, rugby, voleibol, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. Neste fim de semana (06 a 09), foi a vez do basquetebol, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis e badminton. Entre os dois fins de semana, de 23 a 25 de setembro, foram realizadas as disputas do atletismo e handebol de praia em Cascavel. 

Sobre o acolhimento dos JOJUPS, o supervisor técnico da competição, Agnaldo Luiz Baldo, destacou a estrutura oferecida por Toledo para a realização da competição. “Uma organização e uma estrutura maravilhosa e conseguiu nos atender muito bem. Saímos daqui realizados, pois pudemos desenvolver os Jogos da melhor maneira possível”. Agnaldo ainda acrescentou que agora é momento de avaliar todo o trabalho e preparar a competição para o ano que vem. “Novos tempos, nova vida, novos desafios. Vamos analisar tudo, ponderar, ver onde ainda é possível melhorar. Para 2023, Londrina será sede da final, depois, em 2024, será Umuarama”, disse. 

Demais resultados de Toledo

Ginástica Rítmica - 4º lugar
Natação masculino - 5º lugar
Natação feminino - 5º lugar
Tênis masculino - 9º lugar
Tênis feminino - 6º lugar
Tênis de mesa masculino - 9º lugar
Tênis de mesa feminino - 6º lugar
Xadrez masculino - 13º lugar
Xadrez feminino - 18º lugar
Basquete feminino - 4º lugar
Futsal feminino - 3º lugar
Futsal masculino - 4º lugar
Handebol feminino - 4º lugar
Handebol masculino - 8º lugar
Rugby feminino - 3º lugar
Vôlei de praia feminino - 4º lugar
Vôlei de praia masculino - 6º lugar
Voleibol feminino - 6º lugar
Voleibol masculino - 8º lugar
Atletismo masculino - 20º lugar
Ciclismo masculino - 11º lugar
Rugby masculino e handebol de praia masculino e feminino - não participou

Jogos Abertos do Paraná (JAPS) - Se Toledo já tinha apresentado uma boa participação nos JOJUPS, na bocha e no bolão dos JAPS, modalidades disputadas concomitantemente no município, as equipes da casa também se destacaram. No bolão, os times toledanos conseguiram a prata no feminino, com 1.357 pinos, ficando atrás de Cascavel com 1.359 pinos e a frente de MARINGÁ com 1.344 pinos. Já no masculino, os toledanos ficaram com o bronze, com 1.395 pinos, apenas dois pontos em relação ao Coronel Vivida, que fechou com 1.397, e Foz do Iguaçu, com 1.396 pinos. Os jogos aconteceram no Clube Toledão.
 
No mesmo local, a bocha recebeu um grande público e a torcida que prestigiou as finais viu os times da casa fazerem a festa. As seleções de bocha de Toledo conseguiram fazer valer o fator anfitrião e comemoraram em dose dupla o título da Fase Estadual dos JAPS. As decisões dos Jogos Abertos do Paraná aconteceram no domingo (09).
Sem nome %281144 x 250 px%29