1144x150 %284%29

ESPORTES

Toledo mantém hegemonia e leva todos os ouros do badminton no JAPS

O destaque ficou por conta da toledana Natalia Batalini de Lima que conquistou três ouros
07/11/2022 - 16:43
Por Assessoria


A premiação do badminton nos 64º Jogos Abertos do Paraná (JAPS), realizados em Apucarana, confirmou a hegemonia de Toledo na modalidade no estado. A equipe, comandada pelo técnico Valdecir Anacleto, subiu ao lugar mais alto do pódio em todas as disputas e de quebra levou o troféu de campeão geral nos naipes masculino e feminino. O destaque ficou por conta da toledana Natalia Batalini de Lima que conquistou três ouros (simples feminino, dupla feminino e dupla mista). As disputas começaram no sábado (05) e as decisões foram realizadas no domingo (06).

As partidas foram realizadas na quadra de esportes do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont e Toledo já demonstrou seu favoritismo, terminando a competição de forma invicta.  “Mais um ano feliz. Tivemos excelentes resultados também nos Jogos da Juventude do Paraná (JOJUPS) e conquistamos todas as medalhas de ouro possíveis aqui em Apucarana. Realmente um grande resultado”, disse Anacleto. 

O destaque no cenário estadual e também nacional é fruto de um trabalho de base bastante intenso, com aproximadamente 500 crianças participando da iniciação. “São cinco polos mantidos pela Prefeitura de Toledo em parceria com estagiários que praticam o badminton e cursam o ensino superior com bolsa de estudos do Programa Atleta na Universidade”, explica. O técnico ainda citou toda a rede de apoio para a promoção da modalidade. “É um esforço conjunto da Ação Social São Vicente de Paulo, da Secretaria de Esportes e Lazer e dos demais apoiadores”. 

É desse trabalho de base que surgem os talentos que vão para os treinamentos de rendimento. “Não primamos pela formação de atletas, mas de cidadãos. Mas neste caminho, nós acabamos oportunizando que alguns despontem por seu talento e representem o município de Toledo, o estado do Paraná e até mesmo o Brasil em competições em todo o território nacional e também em outros países”, disse.

Arbitragem - Além de incentivar os atletas a competir, Valdecir também orientou seus comandados a se tornarem árbitros de badminton. “Eles fizeram os cursos e se prepararam para atuar não só dentro da quadra”. Em Apucarana, três atletas do projeto estavam atuando com a equipe de arbitragem. “Eles vieram porque apenas dois jogadores masculinos podiam ser inscritos, como eles ficaram de fora, vieram como árbitros”, comentou Valdecir. 

Classificação final

Simples Feminino
Natalia Batalini de Lima - Toledo 
Rosalina Camargo de Souza - Londrina
Julia Luiza Berger - Palotina
 
Dupla Feminino
Natalia Batalini de Lima/Tainara Sehn - Toledo
Rosalina de Souza/Vanessa Yukari Mizuno - Londrina
Julia Luiza Berger/Julia Maria Seehagen - Palotina
 
Simples Masculino
Alisson Vasconcelos - Toledo
Heuller Gonçalves - Marechal Cândido Rondon
Adriano Fiori - Foz do Iguaçu

Dupla Masculino
Jean Claudio França Amaral/Rafael Gustavo de Faria - Toledo
Carlos Henrique Dias/Gustavo Brescancin - Paranavaí
Adriano Fiori/Kervei Chen - Foz do Iguaçu

Dupla Mista
Alisson Vasconcellos/Natalia Batalini de Lima - Toledo
Rafael Gustavo de Faria/Tainara Sehn - Toledo
Pedro Benatti/Rosalina Camargo de Souza - Londrina

Geral Feminino
Toledo
Londrina 
Palotina

Geral Masculino
Toledo
Paranavaí
Maringá


Sem nome %281144 x 250 px%29