1144x150 %284%29

TECNOLOGIA

Segunda turma do Include by Campus Party está com as inscrições abertas

Interessados em participar de programa, que oferece qualificação profissional em robótica e programação para jovens de 12 a 20 anos, já podem realizar procedimento via internet
01/02/2023 - 20:11
Por Prefeitura de Toledo


A coordenação do Include Campus Party informa que já estão abertas as inscrições para a segunda turma do projeto. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo site do projeto (www.institutocampusparty.org.br/inscricao), que oferece qualificação profissional a jovens de baixa renda com idade entre 12 e 20 anos para o mercado de trabalho, por meio do acesso a conhecimentos de robótica, eletrônica e mecânica, despertando neles o interesse pela programação computacional.

Compostos por mobiliário, equipamentos de eletrônica para ensino de robótica, impressora 3D, óculos de realidade virtual, computadores, material didático e internet de alta velocidade, as aulas são ministradas em laboratórios instalados em três pontos: nos Centros da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU/Europa) e Mariana Luiza Von Borstel (CJU/Coopagro) e no Centro de Eventos Ismael Sperafico. A iniciativa, presente em várias cidades do país, foi financiada pelo Prosperity Fund e conta com o apoio do Instituto Campus Party, da Embaixada do Reino Unido no Brasil e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e, localmente, é gerida pelas secretarias do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento) e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH).

Segundo convênio firmado entre as partes, a cada semestre serão disponibilizadas até 150 vagas. “Definiremos os dias e horários das aulas de acordo com a quantidade de inscrições. A partir disso, poderemos mensurar o tamanho da demanda para que possamos nos ajustar a ela”, explica o  diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da AgroDesenvolvimento, Amir Kanitz.

Atualmente, estão em andamento atividades de nove turmas, todas iniciadas em novembro: quatro no CJU Europa (segundas e quartas, das 8h15 às 10h15, e terças e quintas, das 13h30 às 15h45, das 15h45 às 17h45 e das 18h45 às 21h), três no CJU Coopagro (terças e quintas, das 15h30 às 17h30 e das 18h45 às 21h, e quartas e sextas, das 8h15 às 10h15) e duas no Centro de Eventos Ismael Sperafico (segundas e quartas, das 15h às 17h, e terças e quintas, das 8h15 às 10h15). “Neste período, os alunos estão aprendendo, de maneira bastante lúdica, a desenvolver todas as etapas de um projeto de robótica, aprendendo na prática a teoria ensinada pelos professores, gerando, assim, uma solução tecnológica para os desafios que são apresentados”, explica Amir. 

De acordo com o diretor, o estudante, durante o curso, começa montando um robô já na primeira aula e na última faz um projeto completo de desenvolvimento de solução tecnológica. “Assim, os participantes desfrutam de uma experiência que gera interesse em continuarem estudando e usufruindo criativamente das habilidades aprendidas, tendo a possibilidade de desenvolver competências para ingressar na economia de mercado de trabalho, com habilidades práticas e técnicas para resolver de forma inovadora os problemas dentro de suas comunidades”, pontua o diretor.

Sem nome %281144 x 250 px%29