1144x150 %284%29

ESPORTES

Beach tenistas retomam rotina de treinamentos visando competições estaduais e nacionais

O Team Sferriê/Coach Fábio Bento, a partir do mês de março, intensificou o trabalho de preparação
16/03/2023 - 14:20
Por Assessoria


O ano para o Team Sferriê/Coach Fábio Bento voltou com tudo. A retomada nos treinamentos, a partir da segunda quinzena de fevereiro, foi intensificada no início de março e visa um melhor condicionamento físico, técnico e tático. Atualmente, a equipe tem como destaque a dupla Kellen Bessa e Vanessa Benke, além do atleta Fernando Scherer, do sub 12, surgindo como uma grande promessa da modalidade. Além disso, diversos jogadores e jogadoras compõem a base do projeto, além das beach tenistas em categorias iniciantes sendo preparadas para competições.  

O trabalho no ano passado tinha a intenção de potencializar os fundamentos da modalidade, em especial da principal dupla, Kellen e Vanessa. “Para esta temporada, nossa meta é começar a desenvolver e aprimorar a questão das competições, buscando resultados positivos, não somente em relação a vitórias, medalhas e pódios, mas sim com a apresentação de um bom volume de jogo, com uma base bem construída, pois nossa meta não é o resultado imediato”, disse o técnico Fábio Bento.

Este desenvolvimento gradual, conforme Bento, é o que vai possibilitar avanços ainda maiores, pois não se forma atletas de alta performance em pouco tempo. “Estamos investindo em um bom aprendizado, buscando um trabalho bastante profissional. Então podemos dizer que a curto prazo, nosso foco era o de estruturar o projeto do Team Sferriê [formação da equipe, aquisição de uniformes e equipamentos, entre outras ações], em médio prazo o desenvolvimento de treinos visando uma boa desenvoltura em quadra e a longo prazo é começar a colher os resultados”, acrescentou.  

Sobre a atual situação da equipe, Fábio analisa positivamente o primeiro ano de trabalho do projeto. “O que percebo através dos meus scouts de jogo (dados técnicos colhidos durante as partidas), vídeos e também a observação da aplicabilidade dos fundamentos trabalhados em situações de jogos e competições o resultado é bastante positivo”. Diante disso, Bento informa que a preparação das duplas deve seguir com o mesmo planejamento adotado no ano passado, sem alterações. “A gente confia no processo e também no potencial dos nossos competidores e competidoras”.

Atletas - Um outro ponto destacado pelo técnico Fábio Bento é a compreensão que seus atletas têm da sua metodologia. “Elas entenderam que para ir mais longe, é preciso primeiro conhecer toda a fundamentação. Nossas ‘meninas’ tem essa noção, elas sabem onde querem chegar e entendem o caminho a ser percorrido, pavimentado por uma boa fundamentação, uma base sólida. Elas acham válida essa questão de entender a importância de um bom movimento em quadra e tudo que temos ensinado no dia a dia dos nossos treinamentos”. 

Bento ainda citou o Avança Beach Tennis, projeto social destinado ao atendimento de crianças e adolescentes de famílias em vulnerabilidade social. “Tenho certeza que saíram competidores de alto nível”. Bento ainda acrescentou o trabalho desenvolvido com as categorias de base (sub 8, sub 10 e sub 12). “Temos tudo para elevar o nível do nosso beach tennis, olhando para o futuro. Temos possibilidades de atletas chegarem ao profissional”, comentou.  

Desafios para 2023 - De acordo com Fábio Bento, para a atual temporada o Team Sferriê/Coach Fábio Bento tem várias competições do calendário oficial, tanto em nível estadual quanto nacional. “Vamos usar as etapas estaduais da Federação Paranaense de Tênis (FPT) para nos prepararmos, em especial para as situações de quadra. Porém, nosso foco principal são as disputas de etapas do Campeonato Brasileiro, no mês de setembro, em Fortaleza (Ceará), e uma em Marechal Deodoro (Alagoas), em novembro.
Sem nome %281144 x 250 px%29