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GERAL

Novo perfil do público masculino exige mais qualificação dos serviços de barbearia

Toledo já conta com mais de 300 estabelecimentos formalizados na área de beleza, em diversos segmentos como cabeleireiros, barbeiros, manicures, entre outros, movimentando aproximadamente 350 profissionais
11/04/2023 - 17:07
Por Assessoria


Novo perfil do público masculino exige mais qualificação dos serviços de barbearia

Atualmente, os clientes exigem mais qualidade dos profissionais e a adequação dos ambientes, tornando-os mais agradáveis.

O público masculino está cada vez mais exigente em relação à aparência. Esse movimento é percebido pela popularização de espaços voltados ao atendimento estético dos homens. Cada dia mais, as barbearias se consolidam como um novo nicho de mercado e o crescimento na oferta deste tipo de serviço se consolida. Atualmente, Toledo já conta com mais de 300 estabelecimentos formalizados na área de beleza, em diversos segmentos como cabeleireiros, barbeiros, manicures, entre outros, movimentando aproximadamente 350 profissionais.

Esse desenvolvimento do setor, conforme o barbeiro Elias Cordeiro dos Santos, acontece porque os homens estão cada dia mais exigentes e preocupados com sua aparência. Com mais de 15 anos no ramo, Elias afirma que essa mudança foi muito perceptível. “Existe agora uma exigência maior em relação ao atendimento e foi preciso entender essa transformação. Houve um crescimento na procura dos serviços de ‘barber shop’ e um aumento no tempo dedicado ao cliente. Hoje o homem não ‘tira a barba’, ele cuida dela, os cortes de cabelo são variados, demandam manutenção e mais visitas ao barbeiro”. 

Elias, que em seu espaço hoje já emprega mais barbeiros, disse que esse tipo de atendimento, por consequência, ampliou o tempo de permanência nas barbearias, trazendo a necessidade de mais profissionais, bem como a adequação destes barbeiros a este novo perfil de cliente. “Isso fez também com que alguns espaços se tornassem pontos de encontro e para isso foi preciso tornar esses locais mais agradáveis”. 

O profissional toledano acrescenta que os homens se esforçam mais para ter uma melhor apresentação, seja para a vida profissional ou pessoal. “Eu digo que o cabelo é a moldura do rosto e a barba a maquiagem. As redes sociais, o mundo dos negócios, entre outros fatores, exigem mais esse cuidado, pois as pessoas se mostram mais. Nossa aparência é nosso cartão de visitas e isso tem feito a diferença na vida das pessoas. A partir do momento em que ela está mais exposta, esses cuidados são muito necessários”, reforça.

Segundo Elias, esse novo momento desencadeou a necessidade de se ter mais mais referências. “Eu aproveitei esse movimento e tentei ficar mais antenado nos grandes nomes na área, entender seu trabalho, como eles se posicionavam. Participei de cursos e workshops para agregar mais qualidade ao que eu já desenvolvia. Viajei para participar de eventos para buscar esse conhecimento externo e trocar experiências”, destaca.

Workshop em Toledo - Em uma dessas viagens de estudos, conforme Elias explana, surgiu a ideia de promover um momento de troca de experiências em Toledo. “Temos muitos colegas que são excelentes profissionais atuando na área. Porém, nem todos têm a possibilidade de buscar isso em um grande centro, disponibilidade de viajar, entre outros fatores. A ideia nasceu a partir de duas viagens para cursos em Belo Horizonte, um polo de formação de barbeiros, com excelentes referências nacionais e internacionais. Foi quando surgiu o interesse de dividir essas experiências”, comenta. 

A intenção é buscar melhorias para a classe, além de reconhecimento e excelência na prestação de serviços. “Quem sabe tornar Toledo um polo de bons serviços e também de formação e qualificação de barbeiros. Não enxergo os profissionais em Toledo como concorrentes, mas como parceiros para troca de ideias e cooperação para alcançarmos objetivos comuns. Nossa meta é sempre agregar, nunca dividir”, reforça. 

Com esse intuito, no dia 28 de maio, a partir das 8h, Toledo receberá um dos grandes nomes da área. Experiente em público masculino, Rogério Araújo iniciou sua jornada como vendedor em lojas de moda masculina bastante conhecidas e em 2014 ingressou no mundo da barbearia. Em 2016 juntou-se ao time de barbeiros da renomada Barbearia Seu Elias, de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde atende clientes de diversos estilos e que valorizam a imagem do homem moderno. Atua também como educador e, nos últimos 4 anos, tem levado seus conhecimentos a mais de 2.500 alunos presenciais por todo o Brasil através de seus cursos e workshops.

O evento acontece no Bello Hotel, em Toledo, e será promovido pelo Centro de Treinamento para Barbeiros Dom Elias Academy. Mais informações podem ser obtidas pelo perfil oficial no Instagram (https://www.instagram.com/domeliasacademy/) ou pelo telefone (45) 99931- 8674.
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