1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Toledo inaugura nesta sexta-feira (21) o Centro de Iniciação Esportiva

Ato será realizado às 9h30; localizado no bairro São Francisco, equipamento público terá o nome de “Estação Cidadania Doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah”
18/07/2023 - 20:40
Por Prefeitura de Toledo


Com a presença de autoridades e lideranças em nível nacional, estadual e regional, Toledo realizará nesta sexta-feira (21), às 9h30, a solenidade de inauguração do Centro de Iniciação Esportiva (CIE) que funcionará na região dos bairro São Francisco e Panorama (Rua Benedito Gonçalves do Nascimento, 388). O equipamento público terá, de acordo com o Decreto nº 748/2023, o nome de  “Estação Cidadania Doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah”.

O espaço, sob gerência da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), vai ofertar iniciação esportiva de crianças e adolescentes em diversas atividades como break dance, badminton, futsal, futebol, handebol, ginástica, karatê, voleibol, basquete, capoeira e judô – para os adultos, haverá atendimento em treinamento funcional e pilates. As atividades serão desenvolvidas por técnicos desportivos do município e também por meio de projetos e parcerias.

O secretário de Esportes e Lazer, Eudes Luiz Dallanol, destaca a importância da Estação Cidadania para o desenvolvimento social e desportivo de uma região em franco desenvolvimento. “Quando se pensou na obra para o São Francisco foi avaliado o crescimento populacional do entorno e o fato de não existir nenhuma estrutura esportiva na região. A Estação Cidadania/CIE terá duas quadras preparadas para as diversas modalidades poliesportivas, piso com proteção de impacto, além de espaços multiusos para diversas práticas desportivas”, observa. “Em razão de o piso da quadra onde a inauguração ocorrerá ser emborrachado, será obrigatório o uso de tênis por todos os convidados”, alerta o secretário.

As obras

Os trabalhos que competiam à empresa contratada para a obra (Construtora Lego) estão praticamente concluídos e, neste momento, a Secretaria da Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos e a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) que estão fazendo intervenções no entorno. Trata-se da maior estrutura esportiva do município de Toledo, que recebeu, somando recursos federais e contrapartidas do município, quase R$ 7,4 milhões.

A execução desta obra não foi fácil: o primeiro contrato, de 2015, tinha previsão de entrega para o mesmo ano, mas, no ano seguinte, a construtora contratada alega dificuldades financeiras e rompe o contrato. Ato contínuo, uma nova licitação é realizada e a vencedora desistiu de concluir o projeto, atitude repetida nos anos seguintes por outras duas empresas que assinaram contratos com a administração municipal, os quais foram rescindidos posteriormente.

Esta história começa a mudar em 2019, quando um novo contrato é assinado com a empresa que agora está concluindo o projeto. Em razão dos reajustes constantes da matéria-prima, foi necessário um realinhamento de preços que tornou inviável a continuidade da obra.

O homenageado

O CIE, denominado “Estação Cidadania Doutor Jomah Hussein Ali Mohd Rabah” presta homenagem ao advogado e professor de Direito falecido em março de 2021, aos 52 anos de idade, em virtude da Covid-19. “Estamos homenageando um grande toledano, que foi procurador do município na minha primeira gestão, um cidadão muito atuante na vida social, jurídica e econômica de Toledo”, comenta o prefeito Beto Lunitti.

A secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, era a titular da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) quando a obra do CIE teve início em 2015 e recorda a importância de Jomah para que o projeto saísse do papel. “Os centros de iniciação esportiva foram lançados pelo governo federal em 2014 e Toledo escolheu um dos três modelos pré-definidos e, no decorrer do processo, houve um corte de recursos. O Jomah entrou em ação e, por ser próximo ao então ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, conseguiu que a verba continuasse a ser repassada para o município”, recorda. “Isso, por si só, já justifica a escolha do nome dele para este equipamento público, porém, quando mais jovem, ele foi atleta de basquete e também atuou de forma significativa para a realização de corridas de rua em nossa cidade. Além de referência na área jurídica, ele foi um valioso benfeitor do esporte toledano”, salienta.

O irmão mais velho de Jomah, Ualid Rabah, vê no ato do Executivo Municipal um gesto de reconhecimento sob vários pontos de vista. “Na condição de família de imigrantes palestinos que se dedicaram à construção de Toledo, como pioneiros, e do Brasil, vejo como muito importante esta homenagem, pois ainda há uma certa invisibilidade da imigração árabe em geral, particularmente da palestina. Este decreto é parte deste reconhecimento, além de ser um prêmio à cultura e à erudição. Mais do que isso: condecora o profissional do direito que sempre pautou sua vida profissional e privada pela luta pela democracia, pelos direitos humanos, por igualdade e justiça não apenas no aparelho judiciário, mas no âmbito econômico e social”, analisa. “O Jomah fez da sua vida uma luta por um mundo melhor, sem ódio, intolerância, racismo, miséria e violência. Jomah é um filho de Toledo que a orgulhou. Jomah é um filho da Palestina que a orgulhou. Jomah é um brasileiro que orgulhou todo nosso povo.  Estamos felizes por este reconhecimento e somos muito gratos a todas as pessoas que contribuíram para que isto se tornasse a realidade que agora está à vista”, acrescenta o primogênito..

A irmã de Jomah, Haula Rabah, reforça as palavras do irmão. “Nós, familiares do Jomah Rabah, em especial, nossos pais, Farha Rabah e Hussein Rabah (in memoriam) nos sentimos extremamente honrados e gratos pela homenagem. Trata-se de um valoroso reconhecimento do esforço pessoal dele, seja sendo peça-chave na captação dos recursos federais para a realização de tal obra, seja por tudo que lutou e defendeu em vida, uma sociedade inclusiva e justa, com oportunidades aos que mais precisam. Jomah com certeza se sentirá realizado vendo a conclusão de uma obra cuja importância para o povo de Toledo é do tamanho de sua humildade e discrição frente aos grandes feitos de sua biografia”, avalia Haula, que menciona em sua fala que tal sentimento é compartilhado pela irmã Ruayda e pelos sobrinhos Vinícius e Ana Maria, filhos de Jomah.

Esposa de Jomah por 20 anos, Solange Silva entende que a homenagem é mais do que justa. “Recebi com muita emoção e gratidão a homenagem prestada à memória de meu marido. Agradeço o lindo gesto que retrata o reconhecimento da pessoa tão especial que ele foi, uma atitude que demonstra consideração e afeto. O Jomah trilhou um caminho de sucesso, com ações dignas de um homem de valor. Depois de dois anos de sua partida, recebo e ostento com orgulho mais esta homenagem. Sou convicta de que ele é merecedor, pois muito fez para justificá-la”, salienta.
Sem nome %281144 x 250 px%29