1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

EDUCAÇÃO

Unioeste: Pós em Geografia ganha menção honrosa no Prêmio Capes de Tese pelo segundo ano consecutivo

Este trabalho teve como objetivo reconstruir a dinâmica geomorfológica do Planalto Vulcânico Riograndense 
18/08/2023 - 10:56
Por Assessoria


O Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão, obteve uma menção honrosa no Prêmio Capes de Tese - Edição 2023. A doutora Josielle Samara Pereira, apresentou a tese “Geomorfologia e Dinâmica Quaternária do Planalto Vulcânico Riograndense”, juntamente com o seu orientador, professor doutor Júlio Cesar Paisani. O Programa recebeu a menção honrosa do prêmio Tese Capes pelo segundo ano consecutivo.

Este trabalho teve como objetivo reconstruir a dinâmica geomorfológica do Planalto Vulcânico Riograndense (PVRG) a partir do estudo das relações morfoestratigráficas entre as superfícies geomórficas e suas formações superficiais quaternárias. É um estudo em escala regional, mas que considerou aspectos paisagísticos e formações superficiais em superfícies geomórficas remanescentes do Paleógeno/Neógeno e bacias de baixa ordem hierárquica. Assim, foi utilizado técnicas de geotecnologia mais avançadas e identificação das formações superficiais, podendo assim aprimorar uma revisão dos mapeamentos geomorfológicos em escala regional já existentes.

 Através dos materiais estratigráficos observados e descritos considerou-se que a área de estudo passou por fases sucessivas de formação de perfis de intemperismo seguido de retomada de erosão, onde a morfogênese teve forte atuação nos últimos 65.000. Contudo, concluiu-se que o PVRG constitui uma superfície de erosão que pode ser designado de pediplano degradado e retocado etchplanado conforme conceituação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este estudo tem caráter científico, visto que traz entendimento a respeito da análise da paisagem geomorfológica, no qual traz dados científicos e metodológicos para os trabalhos posteriores.

“A Josielle está conosco desde a graduação. Então a trajetória dela na Unioeste é desde a graduação, mestrado e agora doutorado. Então, isso é um reconhecimento da pesquisadora na Universidade. Entre mais de 70 Programas de Pós-graduação em Geografia, nós recebermos essa menção pela segunda vez e pelo segundo ano consecutivo, eleva a nossa nota na CAPES de 4 para 5. Nós estamos muito felizes”, disse a coordenadora do PPGG, professora. Dra. Rafaela Harumi Fujita.
        
O professor doutor Júlio Cesar Paisani, orientador da tese, explica como a pesquisa foi conduzida. “O processo de elaboração do projeto foi devido a uma necessidade de expandir os estudos relacionados a compreensão da dinâmica e evolução da paisagem geomorfológica do Planalto Vulcânico no Sul do Brasil, assim como devido a uma carência de estudos deste âmbito no Estado do rio Grande do Sul. Eu vejo a menção como um reconhecimento de que as questões cientificas que nós abordamos são vistas como importantes para a comunidade cientifica e a fora que nós trabalhamos também se torna uma referência para as outras pessoas. Essa menção honrosa também coloca a Unioeste no cenário nacional e internacional nas pesquisas paleoambientais, isso é muito gratificante para o pesquisador, ver o seu trabalho sendo reconhecido assim como a sua contribuição cientifica”. 

“Para mim é muito gratificante ver que este trabalho teve esse reconhecimento no âmbito científico, dentre tantos outros trabalhos, pois foram anos de muitos estudos, dedicação, pesquisas e análises para atingir os objetivos e os resultados que foram alcançados.  Ter esse reconhecimento também é um marco muito importante na minha formação acadêmica, pois significa um fechamento do meu ciclo acadêmico que vem desde a iniciação cientifica que começou em 2011 na Unioeste, passando pelo mestrado e se findando com o doutorado, ambos também realizados na Unioeste campus de Francisco Beltrão, e fechando este ciclo com essa menção honrosa não poderia ser melhor”, explicou a doutora e autora da tese, Josielle Samara Pereira.
 
 
Sem nome %281144 x 250 px%29