1144x150 %284%29

CIÊNCIA

Unioeste lança novo ambiente para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

O espaço representa a capacidade da Instituição de transferência de tecnologia para as empresas 
25/08/2023 - 17:54
Por Assessoria


Foi realizado nesta quinta-feira (24) na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o lançamento oficial do ambiente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em sustentabilidade para a Cadeia Agroalimentar - espaço AgriTech Symbiosis Lab. Este ambiente foi pensado e está sendo projetado para ampliar a capacidade da Instituição de transferência de tecnologia para as empresas. 

De acordo com a  professora da Unioeste, Maria da Piedade Araújo, neste novo espaço serão instaladas mini plantas industriais. A primeira planta será instalada no local pela empresa Ostergaard Kontinuer, por meio de um termo de cooperação técnico-científico. Esta planta possibilitará  o desenvolvimento de processos Químicos e Biotecnológicos focado no  reaproveitamento de matérias primas secundárias dos processos de produção de alimentos para o desenvolvimento de hidrolisado proteicos, fertilizantes organo mineral, queratina, colágeno, hidroxiapatita, extatos naturais, fitofármacos/biofármacos, microrganismos alimentícios, inoculantes, biochar, materiais para medicina regenerativa, plant based, clean label, redutores de sódio e gordura, alimentos funcionais e bioativos e embalagens inteligentes. A equipe é composta por pesquisadores da Unioeste, dos campi de Toledo, Cascavel, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon e pesquisadores da UTFPR dos Campi de Medianeira, Toledo e Campo Mourão.  

No lançamento estiveram presentes cooperativas da região Oeste do Paraná, diversas empresas de  micro, pequeno,  médio e grande porte da região Oeste, Chile, Peru e São Paulo além de parceiros do Ecossistema de Inovação Iguassu Valley, como: Sebrae e Senai. Também estiveram presentes vários acadêmicos, pesquisadores professores. O evento foi organizado pela equipe de pesquisadores liderados pela professora  Mônica Lady Fiorese e pela Agência de Inovação da Unioeste - Unioeste INOVA. 

Sem nome %281144 x 250 px%29