Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Morre em Londrina Dom Geraldo Majella

O quadro de saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro de 2022, quando teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e encontrava-se em internamento domiciliar. Unioeste e Prefeitura Municipal emitiram nota de pesar
26/08/2023 - 19:57
Por Assessoria


Nota de pesar Unioeste


O campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) lamenta o falecimento do cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, ocorrido na manhã deste sábado, em Londrina (PR), cidade em que residia desde 2014. O quadro de saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro de 2022, quando teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e encontrava-se em internamento domiciliar.
O cardeal foi o primeiro diretor de campus da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato (FACITOL), que se transformou no campus de Toledo da Unioeste e, também, bispo diocesano de Toledo entre 1982 e 1983.
Dom Geraldo também foi bispo metropolitano de Londrina, vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), presidente da Comissão Litúrgica da CNBB, presidente de Liturgia do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e arcebispo metropolitano de São Salvador da Bahia.
A Unioeste une-se a todos os enlutados com a perda e agradece a Dom Geraldo o período em que esteve à frente do campus como diretor e, também, por sua luta pelo Ensino Superior em Toledo na implantação da FACITOL.

Nota Prefeitura

A Prefeitura de Toledo lamenta profundamente o falecimento de Dom Geraldo Majella Agnelo ocorrido em sua residência, em Londrina, na manhã deste sábado (26). A causa da morte não foi divulgada, mas há alguns meses ele se encontrava em internamento domiciliar para se tratar das complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC) do qual foi vítima no fim do ano passado. 

Aos 89 anos de idade, ocupava os cargos de cardeal e arcebispo emérito de Salvador, mas, ao longo de quase sete décadas de vida religiosa, dedicou-se a várias funções dentro da Igreja Católica. Entre elas, a de bispo de Toledo, estando à frente da diocese local no período entre 10 de setembro de 1978 e 31 de janeiro de 1983, quando passou à condição de arcebispo de Londrina. 

Permaneceria no Norte do Paraná até 1991 e neste período contribuiu de forma decisiva para a criação da Pastoral da Criança, um dos mais bem-sucedidos projetos de combate à mortalidade infantil da História idealizado pela médica Zilda Arns. Em 1999, Dom Geraldo foi designado pela Santa Sé para liderar a Arquidiocese de Salvador, passando a ocupar também o cargo de primaz do Brasil. 

Em 2001, foi criado cardeal pelo papa João Paulo II e participou do conclave que elegeu os papas Bento XVI e Francisco. Ainda na condição de arcebispo de Salvador, em 2011, leu a carta apostólica na beatificação de Irmã Dulce (que seria canonizada oito anos mais tarde), sendo autor da oração dedicada ao “anjo bom da Bahia”. 

Desde sua ordenação sacerdotal, em 1957, contribuiu de inúmeras maneiras para a fé católica, sendo uma das figuras mais influentes e admiradas entre seus pares e fiéis. Em nome do prefeito Beto Lunitti e do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, o governo municipal presta sua solidariedade a familiares e amigos neste momento tão doloroso.

Sem nome %281144 x 250 px%29