Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Revitalização e readequação do Museu Willy Barth representa o cuidado com as pessoas e a sua memória, defende Secretária da Cultura

A obra recebeu um investimento de quase um milhão de reais e foi entregue a comunidade na última sexta-feira

28/08/2023 - 15:07
Por Redação


Na plateia pessoas apaixonadas pela cultura e memória da cidade aguardavam para prestigiar o espaço que passou por diversos projetos de revitalização e readequação. O espaço da Exposição Histórica ganhou iluminação adequada ao acervo e no primeiro andar, foram readequadas duas salas de exposições contemporâneas, além da correção de problemas estruturais, como a impermeabilização de paredes – item fundamental para um Museu – calhas e telhado, e ainda o Projeto de Previ incêndio. 

Sob o som da Banda dos Professores da Casa de Cultua os convidados puderam prestigiar, além do acervo histórico as exposições das artistas contemporâneas Edy Braun e Larissa Salgado. O prefeito Beto Lunitti destacou que a entrega da obra, faz parte da política de restauração e manutenção dos espaços públicos. “Temos tido este cuidado e com o Museu não seria diferente, aqui é um espaço que guarda a memória das pessoas que chegaram primeiro e serve também para que possamos fazer as reflexões daquilo que estamos vivendo nesse presente, pois aqui conta as histórias de muitas lutas, conquistas e sofrimento”.

A eficiência da aplicação orçamentária pela Secretaria da Cultura foi destacada. A pasta teve um incremento orçamentário de 402%, em 2022, em obras, reformas e modernização se comparado ao executado 2013/2022. Outro record é em relação ao que foi empenhado e executado, a Secretaria da Cultura executou 96,06% do planejado.

Outro indicador vem das ações culturais. O orçamento executado em atividades culturais entre 2021/2022 foi de R$ 2.163.109,59 contra R$ 534.665,41 no quadriênio 2017/2020. O prefeito Beto Lunitti destacou que para se fazer Cultura necessita muito mais que orçamento. “A cultura é a essência do indivíduo, investir na diversidade das linguagens é promover a empatia, tão necessária para construir uma sociedade plural, e isso, vai muito além do orçamento! Tem que ter gente que gosta de fazer a política cultural e nós temos à frente da Secretaria de Cultura, uma pessoa apaixonada pelo que faz, que é a Secretária Rosselane, que é dedicada e apaixonada pela política cultural, que junto com a sua equipe e com o apoio do Gabinete tem feito a diferença.  E isso tem recebido o reconhecimento nacional, só neste mandato já recebemos três prêmios a nível nacional pelos feitos culturais. Eu estou muito feliz e aproveito para parabenizar o desempenho da secretária Rosselane”.

Reconhecimento também manifesto pelo vice-prefeito, Ademar Dorfschimdt. “Eu tenho certeza que aqui temos a melhor política cultural do Brasil. Temos a frente da Secretaria da Cultura, uma Dra. que sabe o que faz. Nós vamos passar e se outros virão e não puderem contar com a Rosselane, terão dificuldade para fazer integralmente tudo que hoje é feito na cultura de Toledo ”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Dudu Barbosa destacou a valorização da política cultural no município. “Parabéns Rosselane por essa reforma, com certeza vai beneficiar a todos, mas será também um alento aqueles que estarão em breve no Hospital Regional e poderão apreciar tudo que aqui é oferecido e trazer leveza para o momento que estão vivendo. Isso é possível porque há uma política de valorização das pessoas”.

A Secretária da Cultura, Rosselane Giordane enfatizou que as ações culturais e de manutenção do patrimônio histórico é um cuidado com as pessoas. “É o cuidado com a nossa memória, é a gente entender de onde a gente veio e de que forma projetamos o nosso futuro. É preciso entender o passado para entender quem nós somos e que futuro nós queremos para a nossa cidade, desta forma, preservar a memória de uma cidade representa cuidar das pessoas, da sua história e do seu futuro”.

Sem nome %281144 x 250 px%29