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EDUCAÇÃO

Educadores de Toledo debatem e validam Referencial Curricular Próprio

Assunto foi o ponto central das atividades da Conferência Municipal da Educação realizada entre sexta e sábado (25 e 26) no câmpus I da Unipar/Toledo
28/08/2023 - 20:34
Por Assessoria


Profissionais de Toledo do segmento da educação estiveram reunidos neste fim de semana com o objetivo de debater e validar a implementação do Referencial Curricular Próprio. Este foi o tema central da Conferência Municipal da Educação sexta-feira e sábado (25 e 26) no câmpus 1 da Universidade Paranaense (Unipar) em Toledo. 

A abertura, na sexta à noite, ocorreu no auditório da universidade, e contou com explanações dos coordenadores sobre fundamentos teóricos, aspectos e componentes curriculares de suas respectivas áreas. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo do professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Renato Lada Guerreiro.

No dia seguinte, nos períodos matutino e vespertino, o debate foi aprofundado com a formação de 12 grupos de trabalho para os quais os participantes foram direcionados conforme sua área de atuação. Por estarem em maior número, os profissionais da Educação Infantil ficaram no auditório e os dos  demais segmentos (Arte, Ciências, Computação, Educação Física, Ensino Religioso, Educação Especial, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Robótica Educacional) foram para ambientes menores – ao fim deste processo, os presentes validaram o Referencial Curricular Próprio.

As bases do Referencial Curricular Próprio estão contidas em dois  documentos (um para a Educação Infantil e outro para o Ensino Fundamental/Anos Iniciais), que já se encontram em consulta pública antes da conferência. Este documento começou a ser elaborado em junho de 2022 durante a formação continuada a professores de escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis), quando se percebeu a necessidade de se elaborar um currículo próprio, em atendimento à Deliberação n.º 01/2019, do Conselho Municipal da Educação (CME). 

A partir desse debate, observou-se que as propostas pedagógicas – geral e específica de cada disciplina – também precisavam ser reformuladas, levando em conta as demandas relacionadas às tecnologias, como o letramento digital e o uso mais eficaz dos dispositivos tecnológicos viabilizados e disponibilizados pelo programa Aluno Conectado. Em 2023, durante os meses de abril, junho e julho, ocorreu um processo de formação e colaboração, envolvendo professores, coordenadores e diretores das unidades da rede municipal de ensino, trabalho coletivo cujo resultado foi apresentado na Conferência Municipal da Educação.

De acordo com a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa, a validação do Referencial Curricular Próprio representa um marco histórico para a rede municipal de ensino. “Este processo é fruto de um esforço que partiu tanto dos professores que estão em sala de aula quanto daqueles que estão na equipe da Secretaria da Educação, os quais, após várias discussões, sistematizaram o conteúdo aprovado na conferência. A partir de agora, todo este ecossistema de inovação poderá ser implementado em nossas escolas e Cmeis, favorecendo o surgimento, nestes espaços, de um ecossistema de inovação, com novas metodologias e processos avaliativos adequados às novas tecnologias”, avalia.

 

Educação Infantil

Horas antes do início da Conferência Municipal da Educação era realizado o encerramento da  18ª Semana da Educação Infantil, que neste ano teve a temática “Tempos e espaços promotores de relações”. Com várias atividades no cronograma, o evento foi iniciado com apresentações culturais de alunos nas noites de segunda e terça (21 e 22) no Teatro Municipal, as quais tiveram continuidade nos períodos matutino (8h às 8h30) e vespertino (13h30 às 14h) de quinta (24). 

A parte pedagógica da 18ª Semana da Educação Infantil concentrou-se em três palestras ministradas no Teatro Municipal e as 32 salas de estudo realizadas no câmpus local da Faculdade Assis Gurgacz (FAG) no último dia último dia do evento. Nesta ocasião, professores que atuam em Cmeis ou em turmas de pré-escola apresentaram os seus trabalhos.

Antes disso, na ministrada na noite de quarta-feira (23), a mestre, doutora e pós-doutora em Educação e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Cassiana Magalhães ministrou a palestra “Tempos e espaços promotores de relações”. No dia seguinte, pela manhã, a mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luciane de Fátima Chyczy, abordou o tema “O aprender afetivo e efetivo nas vivências dos campos de experiências”; à tarde, a doutora em Educação e mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Emília Cipriano falou sobre “O tempo no cotidiano da criança: olhares, sons, cores, aromas, descobertas e o ser criança”.

Em paralelo às atrações no Teatro Municipal e na FAG/Toledo, a 18ª Semana da Educação Infantil também promoveu exposições de trabalhos realizados por estudantes de Cmeis e pré-escolas em vários pontos da cidade. Entre eles, o Paço Municipal Alcides Donin, a Câmara de Vereadores, a sede da Smed, o Centro Integrado de Políticas Educacionais (Cipe) Professora Maria Iaschombek Doege e o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen).

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