1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Semana da Pátria tem início com solenidades em frente ao Paço Municipal

Todas as manhãs até dia 6 de setembro, pontualmente às 8h, será executado o hino nacional, estadual e municipal em frente a Prefeitura de Toledo
01/09/2023 - 17:39
Por Assessoria


Em comemoração aos 201 anos da Independência do Brasil, tiveram início as atividades da Semana da Pátria em frente ao Paço Municipal Alcides Donin. Autoridades civis, das forças de segurança e representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) participaram desta celebração cívica. Todas as manhãs até dia 6 de setembro, pontualmente às 8h, será executado o hino nacional, estadual e municipal em frente a Prefeitura de Toledo. 

O prefeito Beto Lunitti, em seu discurso após o hasteamento das bandeiras de Toledo, do Paraná e do Brasil, evidenciou os poderes que fazem parte da nossa constituição e falou da importância desse período. “A democracia é fruto da independência. Temos a perspectiva de querermos ser um povo livre e soberano. Isso faz parte de um conjunto legal de um país que se quer firmar como uma grande nação. Esse conceito nasce dentro das pessoas, da individualidade do pensar e no respeito às coletividades. Precisamos compreender a pluralidade da existência humana e do respeito mútuo que temos que ter”, argumentou o prefeito. 

Representando o Poder Judiciário, a juíza de direito Luciana Lopes do Amaral Beal também fez suas considerações. “Quando falamos em independência não há como não estabelecer uma conexão com a liberdade. Sem independência, não há liberdade. A liberdade é tão importante em nosso país que temos que sempre lutar em defesa do Estado Democrático de Direito, é ele que nos garante a liberdade e termos uma vida digna, de qualidade no nosso país. Para propiciar para as novas gerações, um país que seja justo, solidário, fraterno. A pátria somos nós, o povo brasileiro”, explanou a juíza. 

O vereador Leoclides Bisognin representou o Poder Legislativo e reforçou os motivos pelos quais se comemora essa data. “Todos os países do mundo comemoram esse dia com uma força extraordinária. Vendo essas crianças aqui, como é que nós não vamos comemorar essa data. Aqueles que morreram lá na inconfidência mineira para tornar o Brasil independente e nós não vamos comemorar esse dia? Nós ficamos colônia 322 anos, hoje somos o país que mais acolhe no mundo, somos a nona economia. Temos muito o que comemorar”, afirmou o vereador. 

Após o hasteamento das bandeiras houve uma apresentação especial dos alunos do 3º ano da Escola Municipal Borges de Medeiros. A aluna Helena Carolina Ligabue declamou uma poesia que escreveu em parceria com sua avó, Onilde Fagundes Souza, que aos 65 anos aposentou-se como professora. 

“É muito importante para nós das forças de segurança esse valor dado à nossa nação, à nossa independência sem vermos lados, cores ou bandeiras, só a questão da independência. Todos esses gestos que trazem esse valor são importantes”, acrescentou o Comandante do Corpo de Bombeiros de Toledo, capitão Guilherme Rodrigues de Lima. 

Além de servidores públicos, autoridades em geral, também estavam presentes os alunos do colégio Colégio Estadual Dario Vellozo e do Colégio Vila Militar. Durante as festividades da Semana da Pátria, todas as manhãs serão hasteadas as bandeiras juntamente com a exaltação dos hinos do Brasil, do Paraná e de Toledo. A tradição segue até a próxima quarta-feira (06), sempre às 8h.

Sem nome %281144 x 250 px%29