Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

Dorfschimidt assume o comando do município

O prefeito Beto Lunitti sai de férias e passa o comando para o vice-prefeito, Ademar Dorfschmidt com carta branca e promete não revogar nenhuma decisão

20/09/2023 - 15:35
Por Redação


Nesta manhã (20) foi realizada oficialmente a transmissão do cargo. Diante de secretários, familiares, vereadores e servidores, o prefeito Beto Lunitti assinou a ata que garante a Ademar, os poderes inerentes ao chefe do Executivo, por quinze dias. 

Lunitti disse ao discursar que tem inteira confiança no seu vice. O Prefeito deu ênfase que, neste período, Ademar terá que tomar muitas decisões e que todas elas estão alinhadas com o modo de pensar da gestão para o município. “Ademar, a partir deste ato, prefeito de Toledo, tem toda a autonomia, temos uma relação afinada e de confiança, por isso, não revogarei nenhuma decisão tomada por ele”. Beto Lunitti estará ausente entre os dias 20 de setembro e quatro de outubro.

O presidente da Câmara, Dudu Barbosa enfatizou que a Câmara entendeu o quanto exige um cargo público de dedicação plena e por isso promoveu a alteração na legislação, autorizando o prefeito municipal, ter direito a férias. E declarou confiança, no prefeito interino. “Ademar honrou o Legislativo por três mandatos consecutivos, tenho certeza que Toledo estará em boas mãos”.

Dorfschimidt relembrou a trajetória política que teve início em 2008. Lembrou que foi o prefeito Beto Lunitti que assinou sua ficha de filiação partidária em 2007. E desde então, segundo ele, construíram uma relação de confiança recíproca e que, nestes 15 dias, irá conduzir o município da mesma forma que estão tocando juntos, com o foco nas pessoas. Agradeceu a confiança de todos que o acompanham nesta trajetória.

Pauta Dorfschimidt

O Prefeito interino destacou duas ações que considera muito importante nos seus quinze dias como chefe do Executivo. A primeira são as tratativas finais para a abertura do Hospital Regional, no dia seis de outubro. “Nós estamos na reta final para a abertura do HRT e hospital ainda temos alguns entraves para serem resolvidos. O prefeito Beto retornou de Curitiba, nesta manhã, esteve em Reunião com o Secretário de Saúde e com o governo do estado do Paraná para tratar da segurança jurídica da execução do contrato, para abrir o Hospital para a população de Toledo e do Oeste do Paraná”.

A segurança jurídica a qual Dorfschimidt se refere é sobre a decisão de atender a recomendação do Ministério Público do Hospital Regional atender 100% SUS. O contrato assinado, prevê 85% de atendimento SUS e 15% - a IDEAS – empresa gestora do Hospital – teria direito de atender convênios e particulares, perfazendo renda para cumprir com outra cláusula do contrato, que exige aporte de reinvestimento mensal. “Para que o Hospital Regional atenda 100 % SUS terá que ter aportes e estes aportes terão que ser feitos pelo Governo do Estado e pelo Município, portanto precisamos de Segurança Jurídica para que não se comenta nenhuma improbidade administrativa”. O prefeito em exercício antecipou que será enviado à Câmara, um Projeto de Lei para autorizar o aporte e que este deverá ser votado em regime de urgência.

Outra pauta que Dorfschimidt destacou foi uma agenda em Brasília, junto ao Ministério do Desenvolvimento, para o lançamento do Programa Lote Solidário., lembrando que esta pauta foi provocada por ele, para que fizesse parte do Programa de Governo, gestão Beto/ Dorfschimidt . “Eu acredito que é uma agenda muito importante para Toledo porque parte do município, da gestão Beto e Ademar, com anuência da Câmara municipal de Toledo, um projeto habitacional a nível nacional, por isso, com certeza vai ser uma das pautas mais marcantes, nessa minha passagem como Prefeito”.

Dorfschimidt disse que o Governo do Estado também tem conhecimento do Projeto. “Agora vamos buscar ampliar o Projeto, para efetivar a construção. Queremos conseguir subsídio para as pessoas que forem contempladas dentro do Programa Lote Solidário, para que elas possam dar início a construção de suas casas”. 

Sem nome %281144 x 250 px%29