1144x150 %284%29

CULTURA

Balé Guaíra faz apresentações gratuitas do espetáculo "Lendas Brasileiras" em Cascavel

Companhia se apresenta no 33º Festival de Dança de Cascavel para estudantes de escolas públicas e público geral, entre 29 de setembro e 1º de outubro, no Teatro Municipal Sefrin Filho
20/09/2023 - 15:56
Por AEN


O Balé Teatro Guaíra leva até a região Oeste do Paraná o espetáculo “Lendas Brasileiras”. As apresentações acontecem entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro durante o 33º Festival de Dança de Cascavel. Todas as sessões são gratuitas e ocorrem no Teatro Municipal Sefrin Filho.

Na abertura, dia 29, serão dois espetáculos didáticos dirigidos para estudantes de escolas públicas do município. Eles ocorrem às 9h15 e às 14h15 e são acessíveis em Libras e audiodescrição.

As apresentações serão abertas para o público geral nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. No sábado (30), o espetáculo ocorre às 19h30; no domingo (1º), às 16h, também com recursos de acessibilidade. Para garantir lugar, é preciso se inscrever AQUI a partir de 25 de setembro.

O festival vai até 6 de outubro, promovido pela Prefeitura de Cascavel, com troca de experiências e oficinas de dança espalhadas pela cidade.

"LENDAS BRASILEIRAS" – O espetáculo “Lendas Brasileiras”, com direção geral e coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, estreou em 2022 em um trabalho conjunto com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Ele faz uma releitura do folclore brasileiro por meio de contação de história, com o uso de bonecos e figurinos lúdicos e muita imaginação.

A apresentação, criada para as crianças de todas as idades, conta com cinco contos orais da tradição brasileira: A Mula Sem Cabeça, Vitória-Régia, Caipora, Boto Cor-de-Rosa e Boitatá. O público verá trechos dessas narrativas com uma estética inspirada nas pinturas de Anita Malfatti, e texto e dramaturgia assinados pelo diretor teatral e autor Edson Bueno.

Além disso, as histórias ganham um visual magnífico com cenografia, bonecos e figurinos de Ricardo Garanhani, e uma ambientação sonora criada originalmente pelo renomado compositor Alexandre Guerra.

REALIZAÇÃO – A participação do Balé Teatro Guaíra no 33º Festival de Dança de Cascavel é viabilizada por meio de projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura e Prefeitura de Cascavel, com patrocínio da Sanepar e Compagas, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura.

CURITIBA – Na sequência, o espetáculo Lendas Brasileiras volta com temporada no Teatro Guaíra. Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Alexandre Brasolim, estarão juntos de 12 a 15 de outubro. Informações e ingressos AQUI.

Serviço

29 de setembro de 2023 – duas apresentações didáticas para estudantes de escolas públicas (às 9h15 e às 14h15), acessíveis em Libras e audiodescrição

30 de setembro de 2023 – apresentação aberta ao público (às 19h30)

1º de outubro de 2023 – apresentação aberta ao público (às 16h), acessível em Libras e audiodescrição

Local: Teatro Municipal Sefrin Filho - R. Rio de Janeiro, 905 - Centro, Cascavel

Entrada gratuita

Para os dias 30/09 e 1/10 é preciso se inscrever AQUI a partir de 25/09
Sem nome %281144 x 250 px%29