1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Toledo é destaque em campeonato internacional de dança

Os oito dançarinos que seguiram viagem representando as danças urbanas da cidade retornaram para casa vitoriosos, foram ao todo 7 premiações, Prêmio Embaixador Brasil, concedido à equipe com as maiores pontuações de cada país
09/10/2023 - 20:15
Por Assessoria


A competição, que aconteceu nos dias 22 e 24 de setembro na cidade de Cancun no México, recebeu os dançarinos de Toledo através do projeto Danças Urbanas: Um Intercâmbio Cultural, que é realizado pela Associação de Hip Hop e Fórum de Dança com patrocínio da Itaipu Binacional com o apoio das secretarias de Cultura, de Educação e de Esporte e Lazer de Toledo. Os oito dançarinos que seguiram viagem representando as danças urbanas da cidade retornaram para casa vitoriosos, foram ao todo 7 premiações, Prêmio Embaixador Brasil, concedido à equipe com as maiores pontuações de cada país.

A equipe vencedora foi recebida, na quinta-feira (09), pelo prefeito de Toledo, Beto Lunitti e pela secretária de Cultura Rosselane Giordani. "É de extrema importância que esses meninos e meninas recebam todo o reconhecimento não só das autoridades e representantes do governo municipal, mas de toda a sociedade de Toledo, afinal foram meses de treino e dedicação e muito esforço para conseguir representar a cidade na competição internacional no México" explica Maria Ramos, presidente da AH2T - Associação de Hip Hop de Toledo e mãe de um dos alunos e dançarinos da equipe campeã.

Para Rosselane Giordani, o grupo se tornou uma referência: "Hoje a 5E tem autonomia para realizar seus projetos e é referência para outros grupos e companhias da cidade e da região". A Cia de Dança e a Associação de Hip Hop receberam ainda uma carta de apoio do MinC - Ministério da Cultura, além do apoio da Câmara de Vereadores de Toledo para conseguirem o visto de entrada no México. "Esses apoios foram fundamentais para que o projeto seguisse adiante e a equipe pudesse acessar o país para representar Toledo e o Brasil" observa Mariana Gouveia, assessora de comunicação e gestora do projeto.

Além do protagonismo no campeonato, a 5E - Cia 5ª Essência Fetter Company -  e a Associação de Hip Hop, que é pioneira na região oeste do Paraná e foi fundada em 2016, têm uma função social importante no município de Toledo, com aulas gratuitas de hip hop, breaking e formação de dançarinos de base para seguirem para competições. "Tive o prazer de ajudar esses jovens na fundação da Associação de Hip Hop e hoje é um orgulho ver onde eles chegaram" afirma a secretária de educação Marli Gonçalves.

Fernanda Fetter, professora e coreógrafa, foi convidada a ser embaixadora do Universal Dance no Brasil, pelas excelentes campanhas que desempenha com seu grupo. “Para nós é sempre um desafio e uma oportunidade de aprendizado e troca, além disso, esse movimento inspira os alunos e dançarinos a seguirem nas artes, a exemplo disso temos nosso ex aluno Felipe Soares que participou da edição passada e hoje está estudando dança na Federal do Rio Grande do Sul” - completa Fetter.

A Cia de Dança participa das edições do Universal Dance desde 2015 e já ganhou diversas premiações, é a segunda vez que a equipe da 5E participa da etapa mundial do campeonato que acontece no México, a primeira participação foi em 2021 e os dançarinos da 5E também voltaram campeões, junto a dupla Tolebreakers. Agora o projeto se prepara para a etapa Sulamericana que acontece em Córdoba, na Argentina, em novembro/23.

Classificação

1° lugar Solo Adulto

Felipe Soares – coreógrafo Felipe Soares

1° lugar Solo Teen

Olyver Lira – coreógrafo Matheus Martins

2° lugar Solo Infantil

Kyara Fetter – coreógrafa Fernanda Fetter

1º lugar Duo

Gabriel Rhanderson e Maria Eduarda Lunkes – coreógrafa Josemara Pádua

1º lugar Adulto

Fernanda Fetter

Matheus Martins

Jaqueline Procópio

Gabriel Rhanderson

Olyver de Lira

Maria Eduarda Lunkes

Kyara Fetter

Coreógrafos Fernanda Fetter E Matheus Martins

2º lugar Adulto

Fernanda Fetter

Matheus Martins

Jaqueline Procópio

Gabriel Rhanderson

Olyver De Lira

Coreógrafa Fernanda Fetter

1º lugar Free

Fernanda Fetter

Matheus Martins

Gabriel Rhanderson

Olyver De Lira

Maria Eduarda Lunkes

Coreógrafa Jaqueline Procópio

Co mo posso ajudar? - Além da doação e contribuição de qualquer valor com a campanha solidária através do link: https://apoia.se/dancasurbanas2023 ou via PIX pela chave - CNPJ: 27465985/0001-87 - ASSOCIAÇÃO DE HIP-HOP E FÓRUM DE DANÇA, é possível ajudar participando das rifas e eventos promovidos pela instituição.

Se você é empresário local e gostaria de apoiar ou patrocinar o projeto com contrapartidas de marketing cultural, também é possível.  Acompanhe e compartilhe os conteúdos da Campanha Solidária pelo Instagram @ah2t.hiphop

Texto: Associação da Cia de Dança e a Associação de Hip Hop

Fotos: Carlos Rodrigues/Prefeitura de Toledo 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29