1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Ginasta toledana conquista quatro medalhas no Pan-Americano de Santiago

Após desfilar em carro aberto pelas ruas de Toledo, a ginasta Maria Eduarda Alexandre foi recepcionada, na segunda-feira (06), no Paço Municipal Alcides Donin
07/11/2023 - 15:46
Por Assessoria


Acompanhada de familiares e demais companheiras de treinamento, a atleta apresentou suas conquistas nos Jogos Pan-Americanos 2023, disputados em Santiago, no Chile. A técnica Solange Paludo, que esteve com Maria Eduarda na competição continental, também participou do momento. A acolhida ficou por conta do prefeito Beto Lunitti, do vice Ademar Dorfschmidt e demais integrantes da gestão municipal. 

Maria faz parte da equipe da Associação de Ginástica Toledana (AGITO) e trouxe na bagagem nada mais, nada menos, que quatro medalhas na bagagem, sendo ouro no aparelho arco, ouro no aparelho maças, prata no aparelho fita e bronze no individual geral. Com apenas 16 anos, a ginasta foi um destaques da equipe brasileira, por conta da idade. “Na verdade, para atingir este nível, as competidoras chegam com mais de 20 anos, a Maria Eduarda atingiu um patamar de atletas mais velhas”, disse Solange Paludo.

A treinadora agradeceu o trabalho realizado pela Prefeitura de Toledo. “São excelentes os profissionais de educação física disponibilizados, além de todo o apoio com transporte e demais auxílios. As nossas conquistas só acontecem por conta deste suporte”. Solange ainda falou que isso não acontece somente com a ginástica rítmica. “O que Toledo faz pelo esporte é fantástico. As crianças têm oportunidade de entrar em modalidades diversas, pois a administração municipal proporciona isso”, disse. 

Beto Lunitti, diante da afirmação da treinadora, reportou a opção do governo por investir no esporte. “Governar é fazer escolhas. Formar atletas é apenas uma das coisas que buscamos com a decisão por aplicar recursos públicos no esporte. O que queremos, primeiramente, é dar mais qualidade de vida para nossos cidadãos”. Ademar completou dizendo que, desde 2013, quando ainda estava na Câmara de Vereadores, viu o investimento em programas, como o Idoso em Movimento e o Atleta na Universidade, tornarem Toledo uma referência nacional do esporte. “Estamos formando cidadãos e cidadãs diferentes”, frisou Dorfschmidt. 

A recepção da atleta foi acompanhada pelo secretário de Esportes e Lazer, Eudes Dallanhol, e pela secretária de Educação, Marli Gonçalves Costa. As duas pastas são responsáveis pela manutenção da Ginástica Rítmica em Toledo, com a Secretaria Municipal de Educação fomentando o trabalho das escolinhas e o rendimento ficando aos cuidados da Secretaria de Esportes e Lazer. Além de Maria Eduarda, que encantou as Américas durante o Pan-Americano, outra toledana, Giovanna Silva, atuando no conjunto garantiu três medalhas de ouro para o Brasil, sendo elas no geral, no conjunto cinco arcos e no conjunto misto. 

Emoção da ginasta - Após a recepção, a multi medalhista Maria Eduarda, falou da emoção em ser acolhida e abraçada pela população toledana. “A gente se sente incentivada. Cada conquista que a gente tem, fazemos questão de mostrar, de reconhecer o que Toledo, por meio da Prefeitura, do prefeito e do vice, fazem pelo esporte, graças ao apoio da comunidade”. Maria ainda disse que, conforme esses títulos vão surgindo, vai se alavancando ainda mais o desejo de continuar competindo em alto nível. 

Sobre a carreata, a ginasta relatou a emoção de receber o carinho das pessoas. “É muito legal poder estar ali em cima de um carro sendo aplaudida, recebendo os parabéns, vendo as pessoas felizes e compartilhando de um momento feliz para mim, mas para todo mundo que é de Toledo. Espero ter mais experiências assim”, disse. 

Mesmo com o destaque em Santiago, Maria Eduarda não terá a possibilidade de compor a seleção brasileira nas Olimpíadas em Paris, em 2024. “O meu ciclo olímpico será pensando em competir em Los Angeles, em 2028. Será bem trabalhoso, com mudança de série e de código, os trabalhos vão intensificar. Eu já sei que vai ser difícil, mas eu pretendo chegar lá com a cara e coragem para dar o meu melhor”, concluiu. 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29