1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Final do Campeonato de Robótica Educacional acontece na Escola Arsênio Heiss

Alunos das 36 escolas municipais de Toledo se enfrentam com os robôs construídos nas aulas de robótica
16/11/2023 - 17:26
Por Assessoria


O clima era de tensão e muita empolgação na semifinal do primeiro Campeonato Municipal de Robótica promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) nesta quinta-feira (16) na Escola Arsênio Heiss. As duplas classificadas em cada escola chegaram cedo para realizar o credenciamento, pesar e medir os robôs, e se habilitarem para as chaves finais. As seletivas aconteceram em setembro e envolveram as turmas de Robótica do 3º ao 5º ano. 

“O foco não é a competição, mas a interação dos alunos, que se dedicam e acabam mostrando tudo aquilo que estão aprendendo no espaço de Robótica em cada escola. A competição funciona no esquema de mata-mata, apenas cinco duplas serão classificadas como finalistas e retornam amanhã para a grande final”, explica o coordenador de Robótica Educacional, Julio Cesar Braun. 

O campeonato deste ano envolve as disputas na categoria de Futebol Bluetooth, onde os robôs recebem uma quantidade de bolinhas no campo e vence aquele que “encaçapar” mais bolinhas no campo do adversário. Duas arenas foram montadas para a competição e uma terceira fica à disposição das equipes para testarem seus robôs antes das batalhas. 

A professora de Robótica da Escola Ivo Welter, Veraci Fonseca, acompanhava o ritual de seus alunos com os robôs antes de iniciarem as provas. “A gente testa na escola, mas até a hora de jogar pode desconfigurar algo porque passa muito tempo, então uma eventual falha pode ser na bateria ou na frequência do bluetooth. Por isso estamos testando. O medo é sempre saber como fica o emocional deles, pois já chegam aqui ansiosos pela própria competição”, diz a professora, preocupada com os alunos. 

Ela conta que desde o treino em sala de aula os alunos vinham discutindo estratégias de jogo. Segundo a professora, foi nítida a mudança de comportamento dos alunos desde as seletivas. “Eles se empenharam mais em sala, pois quando terminavam uma atividade podiam ir treinar. Todo o empenho em sala melhorou, até mesmo a fala com os colegas e comigo. A turma também melhorou, pois agora sabem que só vão participar das competições externas se compreenderem os conteúdos e se dedicarem mais”, relata a professora Veraci. 

Enquanto a professora estava transmitindo calma, seus alunos, Iris Pereira e Lucas Natanael Philips, do 4º B, já demonstravam sentimentos opostos. “Meu coração tá acelerado”, confessou Isis. “Mas é só ter calma, o importante não é ganhar, mas sim participar e pelo menos estou aqui”, disse com orgulho de representar sua escola na competição, mas com a serenidade de entender que já foi um grande mérito chegar até essa fase.

A secretária de Educação,  Marli Gonçalves Costa, reconheceu o empenho das equipes envolvidas. "Chegamos nesse ponto do campeonato muito felizes e satisfeitos. Estamos orgulhosos pelo empenho dos nossos professores de robótica, que trabalham diariamente para proporcionar as melhores experiências de aprendizado para nossas crianças. Essa é uma disciplina nova na educação, o que torna cada aula desafiadora. Também nos orgulha a receptividade dos alunos e a desenvoltura a cada dia que passa. Percebemos esse avanço e queremos ampliar cada vez mais essas oportunidades", frisa a secretária.

A primeira batalha da manhã já começou proporcionando muitas emoções entre os alunos. Pedro Henrique de Paula Dutra fazia dupla com sua colega, Maria Eliza Padilha de Souza, ambos representando a Escola Carlos João Treis. Quando o juiz contou as bolinhas do seu adversário, Pedro não escondeu a cara de decepção achando que tinham perdido. “Eu tava nervoso, parecia que eu tinha pego menos bolinhas, mas quando vi o resultado fiquei muito feliz”, relatou o jovem. 

“Eu fiquei com medo de perder, mas também fiquei muito feliz com o resultado”, disse Maria Eliza logo após a primeira vitória da dupla na semifinal. Recebidos com muita alegria pela professora Hellen Favoreto de Mello já veio o reforço: “Viu? Basta confiar”, cobrou como forma de incentivo e depois ofereceu uma água para acalmar os ânimos ainda emocionados dos alunos. 

Objetivos - O Campeonato Municipal consiste em reunir as equipes de Robótica Educacional dos espaços escolares, proporcionar a interação dos alunos e comunidade escolar para promover a divulgação do trabalho desenvolvido nesta disciplina nas escolas. Neste sentido a competição tem o objetivo de fortalecer o trabalho dos professores de Robótica Educacional; estimular a participação dos alunos e professores em eventos de tecnologia; motivar os alunos a exercer o protagonismo desenvolvido nas atividades de robótica; promover a troca de experiências e impulsionar interesses e aptidões em alunos do Ensino Fundamental I para a necessidade e finalidade do uso das tecnologias; demonstrar os conhecimentos de construção e programação desenvolvido nas aulas de Robótica Educacional; e incentivar o trabalho em equipe.

Exposição - Durante as competições no ginásio da Escola Arsênio Heiss, também houve exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos locais: um cofre que abre com sensor; uma tartaruga da Xlogo; um Teleférico; e um Parafuso de Arquimedes que faz a transposição da água de um nível baixo para um nível mais elevado. 

A grande final acontece nesta sexta-feira (17) a partir das 14h com as cinco equipes finalistas que disputarão do 1º ao 5º lugar (os demais ganharam medalhas por chegarem às semifinais):

Shirley Lorandi Saurin

Olivo Beal

Princesa Isabel

André Zenere

Osvaldo Cruz

Sem nome %281144 x 250 px%29