Casa de not%c3%adcias 1144x150

CULTURA

Secretária de Cultura de Toledo será uma das delegadas paranaenses da Conferência Nacional de Cultura

O objetivo do encontro é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades das políticas públicas para a área nos próximos anos
07/12/2023 - 20:16
Por Assessoria


Mais de 400 delegados eleitos em todo o Paraná participaram, nos dias 4 e 5 de dezembro, da Conferência Estadual de Cultura. Na ocasião, foram eleitos os 40 representantes paranaenses, 27 sociedade civil e 13 governamentais, na Conferência Nacional que acontecerá em março, em Brasília. A secretária de Cultura em Toledo, Rosselane Giordani, foi eleita pelo setorial Plano Estadual de Cultura. Além de definir os participantes no evento nacional, o objetivo do encontro é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades das políticas públicas para a área nos próximos anos. 

O tema do evento, que chega a sua quarta edição, é a “Democracia e Direito à Cultura”. Conforme Rosselane, uma das principais ações é a revisão do Plano Estadual de Cultura e levar essa discussão para a política nacional de cultura. No primeiro dia do evento, segunda-feira (04), na plenária de abertura foram debatidos os eixos temáticos. No segundo dia, terça-feira (05), as discussões se concentraram nos eixos setoriais e na plenária final. Cada eixo seleciona duas propostas para serem enviadas à Conferência Nacional. 

Sobre os delegados para a etapa nacional, Rosselane integra o grupo dos agentes governamentais. Já entre os integrantes da sociedade civil estão representantes de setores, como teatro, dança, música, movimentos populares e cultura popular, entre outros. “Para nós é de grande importância participar dessa discussão estadual, porque os Planos Estadual e Nacional de Cultura são essa grande peça que norteia a política pública de cultura. De que forma que a política pública deve ser executada para atender a cadeia produtiva, os trabalhadores, os fazedores de cultura do nosso país, e também, é claro, democratizar o acesso à cultura na sua forma mais plural e diversa”.

A secretária destaca que a Conferência é o espaço de diálogo para o debate da política pública de cultura. “Na Conferência Nacional sociedade civil, trabalhadores e agentes culturais, e gestores públicos estarão juntos dialogando e debatendo em uma construção coletiva projetando metas e ações a serem executadas nos próximos anos para fortalecer e valorizar a diversidade da riqueza cultural no nosso país”, frisou. 

Rosselane ainda completou dizendo que o momento é de celebração da cultura e dessa discussão importante que é feita dentro das Conferências e que dará um norte para as políticas públicas a serem executadas nos próximos anos. Participaram também da delegação que representou Toledo na Conferência Estadual de Cultura, as agentes culturais Vivian Bolson, Isabela Olsen, Gabriela de Giuli, Cristiane Cândido, além da secretária da Cultura, Rosselane Giordani. Todas delegadas eleitas pela Conferência Intermunicipal de Cultura.

Sem nome %281144 x 250 px%29