1144x150 %284%29

CULTURA

COOARTE recebe título de utilidade pública municipal

A nova legislação declara de utilidade pública a entidade que reúne aproximadamente 60 artesãs e artesãos de Toledo
08/12/2023 - 20:08
Por Assessoria


Representantes da Cooperativa de Artesãos de Toledo (COOARTE) e integrantes do Executivo e do Legislativo Municipal participaram, nesta quinta-feira (07), da sanção da Lei Nº 2.702/2023, de autoria do vereador Gabriel Baierle. A nova legislação declara de utilidade pública a entidade que reúne aproximadamente 60 artesãs e artesãos de Toledo. O ato foi realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo. 

De acordo com o prefeito Beto Lunitti, o título de utilidade pública é importante porque confere à instituição a possibilidade de uma série de benefícios. “Temos buscado isso firmemente para as instituições, com o apoio da Câmara Municipal. No caso da COOARTE, queremos fortalecer o  setor de artesanato, uma ferramenta econômica importante”, disse.

Para o vereador Gabriel Baierle, o momento marca a história da Cooperativa dos Artesãos de Toledo. “Essa cooperativa faz parte da história de Toledo. É o artesanato desenvolvendo o nosso turismo, quem vem a Toledo se apaixona por esse município e ter produtos preparados pela Cooarte para os visitantes levar como lembrança é fundamental para o nosso turismo. É uma honra muito grande ter apresentado e feito a defesa desse projeto na Câmara e ser sancionado pelo prefeito Beto”, destacou.

Após a sanção, o prefeito Beto Lunitti, o vereador Gabriel Baierle e alguns integrantes da gestão municipal, como os secretários de Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, e de Cultura, Rosselane Giordani, foram presenteados com uma peça de artesanato em biscuit e uma agenda feita a partir de papel reciclado.

História - A COOARTE nasceu em 2002 com 22 associadas donas e artesãs. Hoje a Cooperativa mantém uma loja no Terminal Rodoviário Alcido Leonardi, cedido pela Prefeitura de Toledo. A presidente da Cooperativa, Marilene Lessa, falou dos benefícios do artesanato para a vida dos integrantes. “O artesanato é terapêutico, é fomento à cultura e gera renda”.

Uma das artesãs associadas é Mariane Teixeira Melo, que faz artesanato com miçangas e está morando em Toledo há um ano. “Faço chaveiros, brincos, pulseiras, anéis, pingentes para celular. Entrei na cooperativa e comecei a aprender, e isso é muito bom. As feiras da COOARTE me proporcionam um alcance gigantesco e ajudam a divulgar o meu trabalho. A feira na Praça Willy Barth é um espetáculo. O suporte que a cooperativa me deu não tenho palavras para agradecer. Toledo é maravilhoso e minha família se sente segura aqui”.

Atualmente a Cooperativa participa do Natal Encantado de Toledo e está vendendo os seus produtos na Praça Willy Barth. Artesanato que enfeita não somente as casas de Toledo e do Brasil, mas também da Venezuela, Austrália, Colômbia e Alemanha.

Sem nome %281144 x 250 px%29