1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Trilha Ecológica e Aquário Municipal são opções de visitação em Toledo

Os dois roteiros são oportunidades para uma reconexão com a natureza e o fortalecimento da saúde física e mental dos visitantes
11/01/2024 - 09:32
Por Assessoria


Em meio a tantas opções de atividades para o período de férias, a Secretaria do Meio Ambiente de Toledo (SMMA), apresenta duas oportunidades de reconexão com a natureza: a Trilha Ecológica e a visita ao Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli. A visitação de ambos é gratuita, mas é necessário ficar atento aos horários de atendimento e, no caso da Trilha, ao agendamento e disponibilidade de vagas no dia desejado. 

“Em um mundo cada vez mais urbanizado e conectado digitalmente, a necessidade de reconexão com a natureza torna-se vital para o fortalecimento da saúde física e mental da população. Nesse contexto, a Trilha Ecológica guiada do Horto Municipal emerge como uma poderosa ferramenta para reintroduzir as pessoas ao ambiente natural, proporcionando benefícios significativos para suas vidas e para a sociedade como um todo”, salienta a diretora de Licenciamento Ambiental, Thaisa Dullius. 

Todas as atividades da Trilha Ecológica são realizadas com acompanhamento de guias e em grupos organizados, pois fazem parte de uma dinâmica de educação ambiental no Parque Ecológico Diva Paim Barth. O tempo médio de duração da trilha é de 1 hora. São pouco mais de mil metros de percurso onde é abordado sobre a biodiversidade da nossa cidade, sobre a Sanga Panambi, as árvores nativas, o solo pantanoso do local e a fauna endêmica. “É um momento agradável de conexão com a natureza”, reafirma Thaisa.

Em janeiro as visitas acontecem às terças e quintas-feiras. Basta enviar uma mensagem no WhatsApp da SMMA (45-99125-2210) e verificar a disponibilidade de vagas. Ao preencher o termo de responsabilidade receberá as datas e horários disponíveis para o agendamento, depois de escolher é só aguardar a confirmação do monitor. 

No ano de 2023 a Secretaria do Meio Ambiente registrou 2.530 visitantes na Trilha. Se considerar o período entre 2012 e 2023 foram contabilizadas 38.633 visitações guiadas dentro do Parque Ecológico Diva Paim Barth. 

Mais de 7 mil pessoas visitaram o Aquário Municipal em dezembro de 2023

O Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli foi um dos primeiros aquários temáticos da região Centro Sul do Brasil e serve de inspiração para novos projetos que atualmente estão sendo implantados em todo o país. Tem grande procura e aceitação pelo público, oferecendo um ambiente agradável e relaxante, repleto de conhecimento sobre a ictiofauna (conjunto de peixes que vivem em um certo ambiente) nativa das bacias hidrográficas do rio Paraná, do rio Iguaçu, do rio Amazonas, além de espécies não nativas de importância para a aquicultura brasileira. Somente em dezembro de 2023, foram 7124 visitantes. Ao longo do ano esse número passou de 83 mil visitantes das mais variadas regiões. 

O Aquário Municipal é aberto de terça-feira à domingo – das 10h às 12h; das 14h às 16h e das 18h às 20h. Não é necessário agendamento prévio. No local, os visitantes terão acesso a nove tanques de água doce, de tamanhos variados, que abrigam peixes de acordo com seus portes, hábitos e espécies. Ao todo, são expostos mais de 60 espécies. Cascudos, lambaris, dourados, matrinxãs, pintados, mandis, arraias e barbados são algumas espécies presentes. O acesso ao local é gratuito e possui sistema de rampas, garantindo maior acessibilidade. Agendamento para visitas técnicas ou supervisionadas podem ser realizadas pelo telefone (45) 3196-2311. Contato de e-mail: aquario@toledo.pr.gov.br

Sem nome %281144 x 250 px%29